playlist Music

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

PRISM QUARTET – HERITAGE / EVOLUTION VOLUME 2 (XAS Records)

Prism, um quarteto clássico de saxofone composto pelo líder e saxofonista tenor Matthew Levy, pelo saxofonista soprano Timothy McAllister, pelo altoísta Zachary Shemon e baritonista Taimur Sullivan, teve encomendado centenas de trabalhos através dos anos. Seguindo “Heritage/Evolution Volume 1”, um  CD duplo de 2015, o Volume 2 serve uma música intrigante, que cai em algum lugar entre o clássico moderno e o jazz.

“Forbidden Drive”, de Levy, tem Lovano no tenor unindo-se ao Prism como um quinto membro, improvisando no topo do quarteto.

Potter contribuiu com um trabalho de nove peças simplesmente chamado “Improvisations”. Cinco das seções intituladas “Improvisations 1–5” foram originalmente improvisadas por Potter, que a adaptou para o quarteto. Eles se estendem da conversacional “Improvisation 1” e baladas melancólicas à ativa e excitável “Improvisation 5”.

Lovano contribuiu com as sete partes de “Super Sonix”, que o apresenta no tenor e gongos, mais um movimento para cada peça no alto, mezzo-soprano, barítono e bateria. Ele calmamente contrasta o som e o silêncio em “Following The Sound”, às vezes utiliza densas harmonias e sobrepõe frases, e dá a outro saxofonista a oportunidade para prantear um pouco em “Hipsters And Flipsters”. O singular e ambicioso projeto conclui com “Tones For M” de Coltrane, que contrasta seu sopranino com o clarinete baixo de Potter.

Um já antecipado Volume 3 de “Heritage/Evolution” contará com as contribuições da saxofonista Melissa Aldana, do trompetista Terell Stafford dentre outros.

Faixas: Forbidden Drive; Improvisations; Super Sonix; Tones For M. (74:16)

Músicos: Timothy McAllister, Zachary Shemon, saxofone soprano; Zachary Shemon, Robert Young, saxofone alto; Matthew Levy, saxofone tenor; Taimur Sullivan, saxofone barítono; Joe Lovano, saxofones alto, tenor, barítono, mezzo-soprano, bateria, gongos; Chris Potter, saxofone tenor, clarinete baixo; Ravi Coltrane, saxofones tenor, soprano, sopranino.

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, como um dos melhores lançados em 2021 com a classificação de 4 estrelas.

 Fonte:  Scott Yanow (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: