playlist Music

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

DOUG MacLEOD - A SOUL TO CLAIM (Reference)

 “A Soul To Claim” de Doug MacLeod, como muitos dos seus 21 álbuns, mostra que ele é um modelo de contador de estórias do blues em alto nível: contorcido, perspicaz, viril, inclinado a espetar o sentimento de alegria.

No estúdio, MacLeod gira seus relatos com a ajuda do aclamado produtor Jim Gaines, que apoia o vívido canto de MacLeod e um trabalho de guitarra emocionante em metade da gravação com uma paisagem sonora elaborada na primeira chamada dos músicos de soul-blues de Memphis.

MacLeod confere, à sua música, intimidade humana, que é uma função de sua personalidade afável e do material original com o qual ele trabalha. Com autoridade natural e carisma, ele se comunica individualmente com os ouvintes. “Only Porter At The Station”, uma das seis performances solo, encontra-o gerando tensão entre estóico interesse próprio e atenção com alguém que carrega o excesso de bagagem. Sozinho outra vez em “Dodge City”, MacLeod dá bons chutes nos traseiros de políticos rançosos (Em seus anos mais jovens, ele esteve mais irritado — ouça “Whose Truth, Whose Lies?” em seu álbum de 2000 do mesmo nome).

Um ex -marinheiro da Marinha de Guerra de forte propósito moral, MacLeod interpreta uma canção sobre antigos sem teto chamada “Where Are You?” em uma entonação emocional de tristeza machucada e compaixão. O solo de órgão de Rick Steff e a suave cadência animada do baixo e a bateria providenciam uma aproximação de seu estado de sentimento. Diversas músicas deitam apenas alegremente em um colo sábio.

Faixas: A Soul To Claim; Be What You Is; Money Talks; Where Are You?; Dodge City; Smokey Nights And Faded Blues; Only Porter At The Station; Mud Island Morning; Dubb’s Talking Disappointment Blues; Grease The Wheel; Somewhere On A Mississippi Highway; There Is Always Love. (54:53)

Músicos: Doug MacLeod, vocal, guitarra; Dave Smith, guitarra baixo; Rick Steff, teclados; Steve Potts, bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=OAV-BdXljoU

Fonte: Frank-John Hadley (DownBeat)

 



Nenhum comentário: