playlist Music

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

LOUIS HAYES - CRISIS (Savant)

O título do último álbum do Louis Hayes é, claro, uma referência lateral à epidemia global, que derrubou muitos da sua geração e manteve o mestre da bateria fora da estrada pela primeira vez em seis décadas. É também o nome de uma peça reminiscente, vigorosa e com passagens coloridas, de um tempo e local essencial para seu florescimento como um artista criativo: o final dos anos 50 em Nova York, quando Hayes e a compositor da música, o trompetista Freddie Hubbard, viveram no mesmo edifício no Brooklyn. Começou com um vai-e-vem entre o baterista e sua banda , que funciona a sua maneira através de um variado tema de humor mesclado antes de passar para o solo do vibrafonista Steve Nelson com o saxofonista tenor , Abraham Burton, iniciando outro extenso solo.

Em “Crisis”, como tudo, Hayes convenientemente cria uma fundação de balanço sem esforço, profundamente enraizado no suíngue, em conjunto com o baixista Dezron Douglas, com o pianista David Hazeltine e seus companheiros de banda. O líder exibe suas habilidades como um compositor em “Creeping Crud” composta para seu antigo companheiro de Horace Silver Quintet e companheiro de Detroit, o baixista Doug Watkins. Iniciado com poucos segundos da armadilha configurada, uma melodia bop sinuosa, tocada em uníssono por Nelson e Burton, e oferendo um espaço para solo para todos, exceto Hayes. Dois outros instrumentistas afinam nas responsabilidades da composição com a bela e lenta “Alien Visitation” de Nelson, apresentando outro solo exploratório no vibrafone, e a suavemente bamboleante “Oxygen” de Douglas. Hayes homenageia outro velho amigo trompetista, Lee Morgan, com “Desert Moonlight”, ressaltada por algumas provocativas trocas de oitavas.

Camille Thurman adiciona um contraste bem-vindo em um par de músicas, aplicando seu vocal sofisticado e emotivo na deliciosa e melancólica “I’m Afraid the Masquerade is Over”, derramando e injetando, ao final, algumas linhas em scat bem colocadas na animada “Where Are You?”. Crisis- (NT: Crise? Que crise?)

Faixas : Arab Arab; I'm Afraid the Masquerade Is Over; Desert Moonlight; Where Are You?; Creeping Crud; Alien Visitation; Crisis; Oxygen; It's Only a Paper Moon

Músicos : Louis Hayes: bateria; Abraham Burton: saxofone alto; Steve Nelson: vibrafone; David Hazeltine: piano; Dezron Douglas: baixo; Camille Thurman: saxofone.

Fonte: PHILIP BOOTH (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: