playlist Music

domingo, 25 de dezembro de 2022

TONY MONACO - HENDRIK MEURKENS - REID HOYSON - MARK LUCAS – STROLLIN´ (Reid Hoyson Productions)

Para apreender a essência de “Strollin'”, ouvintes não necessitam ir além do que está no soberbo e perfeito retrato do trabalho deste novo álbum. Mesmo quando queimando borracha, os quatro maestros deste quarteto cooperativo deixam a impressão que eles estão, simplesmente, passeando (strollin') através de alterações em onze músicas bem escolhidas, raramente trabalhando até transpirar conforme eles respiram uma vida radiante em cada uma delas. Não há um líder nominal, aqui, nem há necessidade, quando um grupo com quatro músicos deste calibre estão reunidos. O baterista Reid Hoyson é o produtor, assim ele mantém o tempo, enquanto os outros, tranquilamente, cuidam dos seus negócios, assegurando que cada nuance não seja negligenciada e que cada nota conte.

Esta é especialmente a verdade dos solos, cada um do quais é um modelo de desenho reflexivo e sabor delicioso. Nada que não foi feito antes, é verdadeiro, mas, também, raramente interpretado em tal nível de consistência impressionante. Virtuoso da gaita, Hendrik Meurkens, seguramente não necessita de apresentação aos entusiastas do jazz, nem o organista Tony Monaco, enquanto o guitarrista Mark Lucas, mesmo menos conhecido fora da sua nativa Pittsburgh, não necessita de apologia para seus improvisos, que são tão brilhantes e inventivos como outros quaisquer. Os solos de Hoyson surgem apenas uma vez, intercambiando em "Aglio e Olio" de Monaco e o deixa completamente bem.

O quarteto inicia com o primeiro dos três standards do jazz, a lírica "Yardbird Suite" de Charlie Parker (os outros são "Strollin'" de Horace Silver e "A Child Is Born" de Thad Jones). Ao lado de "Aglio", Monaco compôs "Happy Sergio" e "Roz da Cat", "A Room Above" de Lucas, "Mundell's Mood", "Slidin'" de Meurkens e a faixa de encerramento "Mean Dog Blues". O único standard é "You Don't Know What Love Is" de Don Raye & Gene de Paul. Mesmo se estes cavalheiros não fossem tão proficientes, a instrumentação incomum do grupo, sem dúvida, serviria para manter os temas interessantes. Pois é, eles passam de "interessante" para "irresistível" em cada número. Se você imagina “Strollin'” em companhia prazerosa, estes fervorosos maestros devem dar a você um bom caminho para lembrar.

Faixas : Yardbird Suite; A Room Above; Strollin'; You Don't Know What Love Is; Mundell's Mood; Happy Sergio; A Child Is Born; Aglio e Olio; Slidin'; Roz Da Cat; Mean Dog Blues.

Músicos: Tony Monaco: órgão, Hammond B3; Hendrik Meurkens: gaita; Reid Hoyson: bateria; Mark Lucas: guitarra.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=VZ320fuo4ko

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: