playlist Music

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

I AM – BEYOND (Division 81)

Uma tempestade está fermentando. Os céus estão obscurecendo e há uma espessura úmida no ar. O vento está misteriosamente calmo. Então, um lampejo de luz, silêncio e a força do grande barulho de ranger de dentes. Soa reverberante, persuadindo as nuvens a eclodir e lançar suas placas de chuva. A tempestade veio.

Para o saxofonista Isaiah Collier e o baterista Michael Shekwoaga Ode, este caos provoca seus espaços criativos. Intimamente fortalecendo a antecipação de cacofonia vindoura, elas explodem adiante como trovão e relâmpago e, finalmente, descansa dentro da quietude da sobrevivência.

Tendo primeiro encontrado Collier durante a audição para o Oberlin College, o par de vinte e poucos anos desenvolveu uma telepatia improvisadora muito superior. Em seu álbum de estreia como um duo, “Beyond”, eles sintonizam a fúria rítmica da bateria e saxofone, emparelhando tal como Kenny Garrett e Jeff “Tain” Watts e Albert Ayler e Sunny Murray.

Através de suas sete faixas, “Beyond” passeia através de uma extensa e ampla dinâmica, enquanto Collier e Ode voltam-se para uma batalha pela supremacia musical.

A abertura, “Introduction: Take Me Beyond”, apresenta uma poesia de Jimmy Chan, estabelecendo uma cena antecipatória para vir de um assalto auricular furioso com uma ambiência em transe. O saxofone lamentoso de Collier, então nos move para o corpo da suíte, carregando sobre a Ode ondulante em “Suns Of Mercury (Storms Of Revelations)”, antes da sedimentação dentro de um suingue objetivo nos destaques “Confessions Of the Heart” e “The Vessel Speaks”.

O produtor Sonny Daze adotou hábil controle, que reverbera ao longo do trabalho, frequentemente realizando longas linhas eletronicamente sonoras de Collier processadas para inundar o trabalho do prato de Ode. No entanto, há uma crueza acústica do toque deste duo, em cuja força repousa.

A audição de “Beyond” pode se sentir com um desafio devido à sua intensidade, mas entrega um fluxo musical para Collier e Ode e você será tomado por suas forças naturais, ao mesmo tempo fundamental e emotiva.

Faixas: Take Me Beyond; Suns Of Mercury (Storms Of Revelations); Confessions Of The Heart; Bend Of The Universe (Trust With All Your Heart); The Vessel Speaks; Omniscient (Mycelium); Hymn: Love Beyond Compare. (61:39)

Músicos: Isaiah Collier, saxofones, world instruments; Michael Shekwoaga Ode, bateria; Jimmy Chan, gong, singing bowls, world instruments, vocal (1).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=5VkUdqi07_s

Fonte: Ammar Kalia (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: