playlist Music

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

RODNEY WHITAKER – OUTROSPECTION : THE MUSIC OF GREGG HILL (Origin Records)

O baixista Rodney Whitaker cresceu na tradição do jazz de Detroit, contribuindo ao longo do caminho da estrada com companheiros como Terence Blanchard, Roy Hargrove, Wynton Marsalis e Kenny Garrett. Seu estilo de pulso forte personifica um jazz moderno em post-bop, com sua dedicação à tradição agindo como um catalisador em vez de uma dissuasão da inovação.

Em “Outrospection”, Whitaker continua seu trabalho sob o radar com o compositor de Michigan, Gregg Hill. As duas primeiras colaborações em “Common Ground: The Music of Gregg Hill (Origin, 2018)” de Whitaker, estabelecendo pontos comuns musicais empregados a despeito das origens profissionais e sociológicas. Enquanto Whitaker personifica a tradição do jazz urbano de Detroit, Hill saúda a pequena cidade, a central Michigan. De qualquer maneira, Hill vem a ser conhecido como um conduto de conectividade musical entre as tendências do jazz moderno e o gênero mais reverenciado e compositores revolucionários. Seu estilo cita lampejos de Ellington-Strayhorn, Monk e Shorter.

A faixa título inicia com o trombonista Michael Dease liderando a banda em uma melodia, divagando como Monk, que divide o solo com o piano de Xavier Davis. Com Whitaker e o baterista Dana Hall unindo-se a Davis na seção rítmica, o palco está estabelecido para uma sessão que se reúne com os éditos composicionais de Hill com dois das mais profundas e mais expressivas cenas do jazz na América, nas cidades de Detroit e Chicago. Dease, uma das mais brilhantes estrelas no mundo moderno do trombone está feliz para ir adiante na viagem, oferecendo passagens deslumbrantes ampliadas em elegância tonal.

"New Sunday" adiciona a vocalista Rockelle Whitaker, a filha do líder, elegantemente interpretando esta balada do estilo de Ellington. Diego Rivera apresenta um solo de tenor e soa muito com se apresentasse os ossos da canção. Seu assombroso som gutural carrega vestígios de Ben Webster e Paul Gonsalves, iluminando a melodia com noções de romance. "The Peace Song" alude ao hino de Pharoah Sanders, "The Creator Has a Master Plan", com Davis, o trompetista Etienne Charles e o saxofonista Marcus Elliott modelando a música em sua própria e singular estética, melódica e rítmica. "Dollah Hollah" é a homenagem de Hill a Abdullah Ibrahim (formalmente Dollar Brand), uma melodia animada que salta em conjunto, que abre caminho para o bem elaborado tema baseado no solo de Charles.

Hill conseguiu acumular todas suas experiências coletivas musicais e subordiná-las a um definível estilo composicional, que resplandece a trilha remanescente de composições clássicas do jazz sintetizadas com sua inclinação modernista. Ele está bem posicionado com os companheiros de Whitaker, um mestre em convocar o grupo correto, e exigindo a vibração perfeita, dentro de qualquer projeto com o qual ele escolhe se comprometer.

“Outrospection” é ainda outra gravação feita no meio da pandemia de Covid-19 de 2020. Cada músico socialmente distanciado em suas cabines de isolamento, e teve um tempo de ensaio minimalista. O fato é que o resultado é tão focado e inspirado, a despeito da complexidade desafiadora e sofisticação da música é marcante. Fãs de Jazz verificaram sempre os créditos para ver quem está atuando no álbum ao lado do líder e o título. Whitaker reuniu um elenco multigeracional para interpretar uma música que deve, em caso contrário, fluir sob o radar do público do jazz. As contribuições individuais deste trabalho coletivo é que, no final das contas, fazem esta sessão memorável.

Faixas : Outrospection; New Sunday; Dollah Hollah; Bridge to Nashua; Stargazer; J-Quest; Ballade; Cadillac Club; Aloogabooga; Pointe Being; The Peace Song.

Músicos : Rodney Whitaker: baixo; Xavier Davis: piano; Randy Gelispie: bateria; Dana Hall: bateria; Michael Dease: trombone; Rockelle Whitaker: vocais (2,5,7,9); Etienne Charles: trompete (3,10,11); Diego Rivera: saxofone (2,4,7,8); Marcus Elliot: saxofone (9,11); Randy Napoleon: guitarra (5).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=7gWnf_q5vh4

Fonte: Paul Rauch (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: