playlist Music

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

MILES OKAZAKI – THISNESS (Pi Recordings)

“Thisness” é a evolução natural das maquinações surrealistas do guitarrist Miles Okazaki e seu caprichoso lirismo. Okazaki e sua banda Trickster, apresentando o tecladista Matt Mitchell, o baixist Anthony Tidd e o baterista Sean Rickman, explora o astral do jazz, temas do blues e instrumentação do rock através de um labirinto de temas musicais divergentes. O resultado é cinemático no seu âmbito, absurdo em substância: uma jornada despreocupada de tapeçarias rítmicas, improvisação cerebral e melodia caprichada.

“In Some Far Off Place” inicia com um floreio flamenco, e graciosamente apresenta níveis de fraseado muscular e vocal efêmero de Okazaki. É uma canção descontraída e frenética ondula em uma rápida e aquecida chamada e resposta entre o teclado mentolado de Mitchell e acústicas elásticas de Okazaki. O impulso do baixo seguro de Anthony Tidd e a suntuosa bateria de Rickman, a canção constrói-se gradualmente aquecida, explorando distintos, mas interconectados canais de criativa energia e improvisação. A banda move-se no território do funk eletrônico em “Years In Space”, uma metódica jam ancorada pelo lânguido baixo de Tidd e a bateria dinâmica bateria de Rickman. O piano de Mitchell explora melodias comoventes, uma folha para reflexões acústicas de Okazaki. A forma como o quarteto se movimenta de um tema distinto para o próximo pode parecer desconexo, às vezes, e, no entanto, as transições são excepcionalmente sutis. “Years In Space” é caracterizado por esta justaposição. O que começou como uma peça funk passa para uma improvisação de improvisação free ao final.

“I’ll Build A World” inicia de forma similar, com uma batida de fundo R&B e uma melodia de jazz tradicional.

Faixas: In Some Far Off Place; Years In Space; I’ll Build A World; And Wait For You. (39:05)

Músicos: Miles Okazaki, guitarra, vocal, “robots”; Matt Mitchell, piano, Fender Rhodes, Prophet-6; Anthony Tidd, baixo elétrico; Sean Rickman, bateria.

Fonte: Ivana Ng (DownBeat) 


Nenhum comentário: