playlist Music

domingo, 26 de fevereiro de 2023

MYRA MELFORD, ZEENA PARKINS AND MIYA MASAOKA- MZM (Infrequent Seams)

Três instrumentistas de classe mundial, cujos longos caminhos de novo se cruzaram, a pianista Myra Melford, a maga da eletrônica Zeena Parkins e a kotoísta Miya Masaoka finalmente juntaram-se para MZM. É um trabalho potente e concentrado de peças completamente improvisadas, que destaca a habilidade do trio para elaborar algo inteiramente novo, enquanto mantinha cada uma das singulares personalidades musicais.

O álbum foi o primeiro lançado pelo Infrequent Seams em 2017, mas ganha uma reinicialização aqui. A maioria das 10 faixas tem de três a seis minutos de duração, permitindo um diálogo determinado para emergir, desenvolver e concluir sem derivar em desvios labirínticos. Cada uma tem um caráter distinto. "Red Spider" inicia o álbum com todos os três instrumentistas e desliza perseguindo estilos independentes, que de qualquer maneira toma contornos coletivos. "Southern Owl" é mais maníaca, com uma energia desencadeada por maiores interjeições de Parkins, aparentando lançar Melford e Masaoka para um frenesi mais percussivo e rítmico. Porém, registros mais suaves podem também ser encontrados na ruminativa "Spiral", liderada por uma reservada restrição de Masaoka a "Rosette", o enceramento do álbum, iniciada pelas reflexões perseverantes de Melford.

Parte do que faz as improvisações serem bem-sucedidas é a capacidade delas para amalgamar as vozes distintas dos músicos, enquanto permite suas características de vozes distintas, enquanto possibilita suas diferentes facetas emergirem dentro dos limites de cada peça. Masaoka tem uma qualidade  convincentemente introspectiva, especialmente presente em peça como "Spiral", que exemplifica seu toque mais idiomático do koto (NT: é um instrumento musical de cordas dedilhadas, composto de uma caixa de ressonância com diversas cordas, semelhante a uma grande cítara, possui cerca de 1,80m) na gravação; mas ela igualmente fascina em "Taurus", onde ela evita puxar as cordas em favor de  trechos de som impetuoso, que mistura perfeitamente com o piano preparado de Melford e as atmosferas temperamentais de Parkins. O lado animado de Melford pode ser encontrado em "Eight-burst" com plenitude de figuras rítmicas saltitando aqui e lá. Porém, sua voz contemplativa é uma presença igualmente firme, particularmente em "Rosette". E Parkins é consistemente um coringa, igualmente capaz de erupções dissonantes ("Ant"), cuidadosamente gerando paisagens sonoras ("Taurus") e fragmentos frenéticos como se fossem barulho de guitarra ("Eight-burst").

Transportarão indubitavelmente seus numerosos projetos em incontáveis outros contextos. Porém, nós podemos estar gratificados por elas terem tido a oportunidade de se reunirem para este encontro particular, algo tão empático e criativo.

Faixas : Red Spider; Bug; Saturn; Eight-burst; Retina; Taurus; Southern Owl; Spiral; Ant; Rosette.

Músicos : Myra Melford: piano; Zeena Parkins: harpa; Miya Masaoka: koto.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=3fF7gLM-FCU

Fonte: Troy Dostert  (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: