playlist Music

sábado, 25 de fevereiro de 2023

NAAMA GHEBER - IF I KNEW THEN (Sassy's Back In Town)

 Residente em Nova York, a vocalista Naama Gheber lançou sua gravação de estreia, “Dearly Beloved (Cellar Music)”, em 2020, antes da pandemia da COVID-19. Com o entretenimento ao vivo interrompido, Gheber encontrou tempo e de forma alguma promoveu seu talento considerável em performance ao vivo. Israelense de nascimento, Gheber foi um talento que ascendeu rapidamente em termos profissionais. Após ser treinada no Center for Jazz Studies em Tel Aviv, Gheberfoi foi aceita em um programa de jazz na New School For Performing Arts em Nova York, onde ela logo aperfeiçoou sua arte e iniciou suas atuações através da cidade, acumulando experiência valiosa tanto quanto atenção da crítica. Apenas começando a atingir velocidade de impulso profissional, Gheber gravou e lançou “Dearly Beloved”, e então decolou.

A estreia da gravação gerou atenção positiva, mas isto não recolocou a vocalista, promovendo as suas mercadorias num cenário vivo. Atraindo os ex-participantes do Cellar Group, Gheber reuniu-se ao pianista Ben Paterson, ao baixista Neal Miner e ao baterista Evan Sherman no início de 2022 para gravar sete composições cuidadosamente escolhidas por Gheber. Sua escolha pelo tradicional trio de piano de jazz permitiu um ambiente sonoro onde ela não deveria competir com outros instrumentos melódicos, uma circunstância afortunada e desafiadora, onde Gheber não tinha outra escolha se não ficar de pé e entregar.

Gheber realizou uma outra decisão estratégica para lançar cinco das sete seleções mensalmente ao longo do verão e outono até o lançamento completo em Novembro. Resenhas destas canções lançadas individualmente são citadas ao final deste artigo deixando duas canções: A faixa título e "Dreaming of You" para serem consideradas aqui. "If I Knew Then (What I Know Now)" foi composta e publicada por Dick Jurgens e Eddy Howard em 1939, com a versão deles alcançando as paradas no mesmo ano. Bing Crosby gravou a canção em 09 de Fevereiro de 1940, com John Scott Trotter e His Orchestra, colocando-a no cânone do Grande Repertório Estadunidense. Gheber apresenta um talento para arranjar a peça, dirigindo o trio, e sua entonação para a gravação. O arranjo de Gheber prova efetivamente sua sofisticação e  Paterson manifesta-se alinhado empaticamente com a vocalista no providenciamento refinado e suporte  discreto e solo.

"Dreaming of You" adapta-se bem aos estilos de balada de Gheber. Composta em 1934 por Jimmie Lunceford, a canção se tornaria um produto básico de desempenho básico para Helen Merrill 20 anos mais tarde. Aqui, a balada é apresentada como um dueto baixo-voz entre Miner e Gheber, que estabelece um padrão de balanço num espaço confinado. A vocalista está no comando melódico, enquanto Miner conduz a harmonia. Gheber vocaliza com sombras claras de Anita O'Day acoplada com a temperada Billie Holiday com uma tintura de bar de esquina para "Lush Life".

Há um lugar para esta espécie de canto de jazz. Vai de Brahms a Beethoven, uma manutenção da chama necessária para informar as novas gerações de forma como a música soava no início: simples, inventiva e estonteante.

Seleção dos lançamentos:

"Old Mother Hubbard"

"I'm A Fool To Want You"

"I'm A Fool To Want You"

"You're Driving Me Crazy"

"Dream Dancing"

"The Very Thought Of You"

Faixas: If I Knew Then (What I Know Now); I'm A Fool To Want You; Old Mother Hubbard; Dream Dancing; The Very Thought Of You; Dream Of You; You're Driving Me Crazy.

Músicos: Naama Gheber: vocal; Ben Paterson: piano; Neal Miner: baixo acústico; Evan Sherman: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=l6x4klTmhzk

Fonte: C. Michael Bailey (AllAboutJazz)



Nenhum comentário: