playlist Music

domingo, 12 de fevereiro de 2023

TIM BERNE´S SNAKEOIL - THE DECEPTIVE 4 – LIVE (Intakt Records)

O saxofonista alto Tim Berne tem dado a seus vários grupos alguns nomes suaves ao longo dos anos. Houve Big Satan, Bloodcount, Science Friction, Hard Cell. Então, em 2012, em sua primeira gravação para a ECM Records, ele apresentou sua banda (e o álbum) Snakeoil. A banda veio a ser, desde então, a sua principal—ainda que, certamente, não sua única—significa uma expressão artística, com gravações como “Shadow Man (ECM, 2013) ”, “You've Been Watching Me (ECM, 2015) ”, “The Incidentals (ECM, 2017) ” e “The Fantastic Mrs. 10 (Intakt Records, 2020) ”.

Berne tem, às vezes, convidado guitarristas para o grupo (Marc Ducret, Ryan Ferreira), mas “The Deceptive 4—Live” é um disco duplo ao vivo, apresentando o núcleo do quarteto da banda—Berne no sax alto, Matt Mitchell ao piano, Oscar Noriega tocando clarinete baixo e Ches Smith na bateria e percussão. O som de Snakeoil, desde seu princípio, tem sido consistente e , de fato, o segundo disco nos leva de volta ao começo. Foi gravado em 2009 e 2010—antes do lançamento adequado do álbum, realmente, a identificação de Snakeoil tem sido sonhada e aplicada.

Consistência? "Snakeoil", Berne diz " vai para o sangue cada vez que nós chegamos ao palco...lá nunca houve qualquer recuo para esta banda". Isto é um ótimo resumo.

Intensidade rítmica e melodias agitadas e audazes tampouco reinam ou elas retratam e espreitam em alguma esquina escura durante segmentos periódicos de fantasia comparativa, quando alguém se estabelece e dois ou três instrumentos constituem o amálgama. Porém, a tempestade sempre retoma, rodopia dentro de redemoinhos, começando como a gravada, em 2017, "Perception", os furtivos dezoito minutos da abertura do Disco Um, com o clarinete de Noriega esgueirando-se através das sombras em momentos da abertura. Um período de resultados relativamente suaves, instrumentos orbitando em um centro vazio de gravidade—um buraco negro, talvez—que realmente os impulsiona para uma intensa conglomeração pré-galática, Berne lamentando por todo esforço seu. E o conceito permanece o mesmo através de "Hemphill", o Disco Dois, gravado em 2009, é o encerramento com suas longas e elásticas linhas melódicas, polido e intenso declínio e improvisações ao redor.

O lançamento de Snakeoil do início de 2020, “Spin”, “The Fantastic Mrs. 10”, provou que Tim Berne e seu Snakeoil não suavizou durante os anos. Ouçam “The Deceptive 4—Live” e encontre a forma onde eles não começaram.

Faixas : CD1: Perception; Moornoats; Seven; Deception. CD2: OCDC; Spare/Citta; Scanners; Hemphill.

Músicos : Tim Berne: saxofone alto; Matt Mitchell: piano; Oscar Noriega: clarinete; Ches Smith: bateria.

Fonte: Dan McClenaghan (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: