playlist Music

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

TOMASZ DABROWSKI - THE INDIVIDUAL BEINGS (April)

Como seu mentor, Tomasz Stanko, o trompetista polonês visionário, Tomasz Dąbrowski, prefere trabalhar sem uma rede de proteção. “The Individual Beings” é uma homenagem ajustada ao falecido Stanko na qual Dąbrowski toca o trompete do próprio Stanko. Embora  Dąbrowski seja a estrela, seis outros músicos — quatro poloneses, dois escandinavos — ajudam a celebrar este deslumbrante testamento para a individualidade.

Cada uma destas oito composições de Dąbrowski criam seu próprio universo. “JR” estabelece o palco. A percussão o lança, então Dąbrowski providencia confiança, seguido por saxes todos imponentes e brilhantes, enrolando e desenrolando, a mistura cada vez mais densa. O baixo de Max Mucha aproveita os holofotes, estimulando a livre interação percussiva, que constrói uma paisagem sonora agourenta, misturando eletrônica e piano. A melodia sucumbe à atmosfera conforme a música agrega e vibra.

Considere “Sandy”. O tecladista Grzegorz Tarwid a desenrola, tudo repicando e sendo melancólico, dando o caminho saliente e sutil de Dąbrowski. Tawid ancora “Sandy” conforme sua textura acumula, percussão galopando irregularmente abaixo dos acordes dos sopros. Saxes e trompete aceleram contra a percussão deliberada e a regulação do piano de Tawid. A canção desestrutura a meio do caminho apenas para remontar, este tempo embalando a atitude no saxofone berra protesto trovejante na bateria. Desenrola-se em voz alta e argumentativa, saxes e um abafado Dąbrowski tentando travar a seção rítmica. Isto não funciona, e isto é apenas agradável.

Em “Troll”, o saxofone alto de Irek Wojtczak fornece a Tawid um valoroso oponente. Muitas faixas são sobre tensão até Dąbrowski entrar no meio do caminho, uma espécie de pacificador que o baixo meritório de Mucha dá foco à canção mesmo quando incrementa a intensidade. Há a bateria elétrica pop de Mlynarski. Tal é a banda sem temor.

Faixas: JR; Old Habits; In Transit; Sandy; Troll; Queen Of Mondays; Short Gesture; Spurs Of Luck. (41:49)

Músicos: Tomasz Dąbrowski, trompete; Knut Finsrud, bateria; Fredrik Lundin, saxofone; Jan Emil Mlynarski, bateria elétrica e acústica; Max Mucha, baixo; Grzegorz Tarwid, piano, teclados; Irek Wojtczak, saxofones tenor e soprano, eletrônica.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=-nmYW019F2o

Fonte: Carlo Wolff (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: