playlist Music

sexta-feira, 17 de março de 2023

BOB JAMES TRIO - FEEL LIKE MAKING LIVE! (Evolution Music Group)

Bob James—tecladista, pianista, compositor e arranjador—inicia “Feel Like Making Live!” com sua composição, "Angela (Theme From 'Taxi')". Todo mundo a ouviu, pois foi exposta em um programa popular de televisão. Esta série foi apresentada de 1978 a 1983. A música de “Taxi”, junto com seus álbuns pela CTI Records de Creed Taylor durante esta época, em adição aos seus afazeres como arranjador para o selo, para companheiros como o saxofonista Stanley Turrentine, o vibrafonista Milt Jackson, o saxofonista Grover Washington, Jr. e outros, deu um nome para James. Assim, esta é uma curta estória para uma carreira de sessenta anos: seu primeiro álbum, “Bold Conceptions (Mercury Records) ”, lançado em 1963, cinquenta ou mais álbuns seguiram, uma dúzia com seu grupo Fourplay. Sua contribuição para o hip hop via sampleamento das suas gravações, e finalmente vem, agora, com a gravação com o seu trio, ofertando o que ele chama de um modo de fazer música..."uma perfeita forma para que eu possa expressar a mim mesmo"— com “Feel Like making Live! ”, uma experiência audiovisual, que inclui com o CD, um disco Blue Ray de James e seu trio atuando em estúdio.

Após "Angela", James e o trio assumem Elton John, com "Rocket Man". Deixando de lado a letra tola da canção, e ouvindo-a em sua forma pura, revela a acessível amorosidade da melodia. E esta é a marca registrada da abordagem de James, encontrar a beleza de uma canção, então coloca seu selo nela, via embelezamento com magníficos e polidos arranjos, ou usando ajustes e "apenas" um trio para impor sua marca.

Também estão inclusos "Misty", composta e transformada famosa por Erroll Garner, e um tema de um filme de Clint Eastwood; "Feel Like Makin' Love'' composto por Eugene McDaniels e interpretado por Roberta Flack e, então, Bob James em 1974, outra vez, vem com uma canção pop transformada em uma experiência auditiva envolvente de jazz. "Maputo" de Marcus Miller está aqui, e "Downtown", feita famosa por Petula Clark. "Nardi" de Miles Davis e um punhado das composições mais populares de James: "Westchester Lady", "Topside", "Angela" (claro), "Avilabop...".

Para um artista que fez boa parte do seu nome com magníficos e qualificados arranjos e polida produção, que lhe rendeu a etiqueta de "jazzista suave" (às vezes empregado pejorativamente pelas pessoas que não sabem observar atentamente o som de James), e um pouco do trabalho passado do trio de Bob James está em exibição. 2018 viu o lançamento de “Expresso (Evosound Records) ” e em 2021, “Once Upon A Time: The Lost 1965 New York Studio Sessions (Resonance Records) ” foi lançado olhando para os dias iniciais da carreira de James. Ele iniciou sua jornada no jazz com um trio e com “Feel Like Making Live!” ele retorna a ele. Coloca cordas e intricados instrumentos de sopro, arranjos e teclados, e, assim, Bob James realiza bela música. Reduz-se ao trio, e ele faz a mesma coisa em sua simplicidade.

O Blue-Ray: Captura James e companhia em um estúdio espaçoso com iluminação acolhedora, os teclados acústicos e eletrônicos estabelecem ângulos certos, assim que ele pode tocá-los simultaneamente, ofertando uma íntima experiência de audição "na sala com eles”.

Faixas: Angela; Rocket Man; Maputo; Topside; Misty; Avalabop; Nautilus; Downtown; Niles A Head; Feel Like Makin' Love/Nightcrawler; Submarine; Mister Magic; Nardis; Westchester Lady.

Músicos: Bob James: piano, teclado eletrônico; Michael Palazzollo: baixo; Billy Kilson: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=UoFZD-rtWNk

Fonte: Dan McClenaghan (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: