playlist Music

domingo, 26 de março de 2023

FRANK MORELLI / KEITH OXMAN - THE OX-MO INCIDENT (Capri Records)

Você lembra a última a vez na qual um saxofone tenor e um fagote atuaram em um álbum clássico de jazz? Nunca, você dirá. Assim com o lançamento de “The Ox-Mo Incident” você está para ingressar em território inexplorado, mas com um final feliz. O fagotista Frank Morelli e o saxofonista tenor Keith Oxman combinaram seus talentos para oferecer suas interpretações únicas de composições, que atravessarão a lacuna entre o jazz e os mundos clássicos.

O fagote não é um instrumento fácil para que arranjos possam funcionar como se tivesse um passo baixo, poucas chaves e alcance limitado. Entretanto, iniciando com a faixa de abertura,"Happy Talk", Oxman e Morelli encontraram uma forma de obter vantagem da suavidade do fagote e timbre evocativo em adição para obter uma versão elegante do número. Como diversas outras faixas nesta sessão, "Full Moon And Empty Arms", tem sua origem no mundo clássico com o tema de "Second Piano Concerto" de Sergei Rachmaninoff. Em 1945, Frank Sinatra deu-lhe uma leitura, que ganhou aclamação popular. Agora, Oxman e Morelli fazem uso completo deste antecedente, antes do pianista Jeff Jenkins, fazer um aceno com seu chapéu ao pianista Red Garland antes de esgotar o balanço de seu solo refletido.

O título da faixa é uma composição inédita de Keith Oxman. Toma liberdade com o título de uma novela de Walter Van Tilburg Clark, de 1940, chamada The Ox-Bow Incident. Criado como tema animado de blues em treze compassos, Morelli exibe seu virtuosismo aprofundando um registro superior do seu instrumento, seguido pela improvisação de Oxman, que desenvolve organicamente a partir do que a estrutura da peça quer dizer. O solo de Jenkins tem algumas espertas frases melódicas repetidas, antes do baixista Ken Walker explicar sua peça. "Stranger In Paradise" vem do musical da Broadway, de 1953, Kismet, com a construção original proveniente da ópera Prince Igor de Alexander Borodin. Em vez de dar ao número a esperada interpretação de balada, a banda suínga no arranjo, com Morelli interpretando a melodia com atração e agilidade.

A faixa final é "I Could Have Danced All Night" de Lerner e Loewe do musical da Broadway ,“My Fair Lady”. Se os ouvintes prestarem atenção (de acordo com as notas para o disco), eles captarão que a introdução usada por Oxman, utiliza a mesma sequência de notas do tema principal do terceiro movimento do rondo do "Bassoon Concerto" de Wolfgang Amadeus Mozart. Após isto, uma referência musical oblíqua, o número é interpretado de acordo com a melodia de Lerner e Loewe com Morelli em um modo exploratório, com outros membros da banda tais como Oxman, Jenkins e Walker realizando solos fortes para o encerramento.

Faixas : Happy Talk; Full Moon And Empty Arms; The Surrey With The Fringe On Top; Baubles, Bangles And Beads; The Ox-Mo Incident; Three For Five; Stranger In Paradise; Poor Butterfly; A Wasp In Search Of A Hart and Lung; Pavanne; I Could Have Danced All Night

Músicos : Keith Oxman: saxofone tenor; Frank Morelli: fagote; Jeff Jenkins: teclados; Ken Walker: baixo; Todd Reid: bateria.

Fonte: Pierre Giroux (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: