playlist Music

segunda-feira, 27 de março de 2023

JAVON JACKSON – THE GOSPEL ACCORDING TO NIKKI GIOVANNI

“The Gospel According to Nikki Giovanni” é uma festa sobre Black History Month (NT: Mês da História Negra) de um grupo de jazz liderado por Javon Jackson, o saxofonista e ex-membro da Art Blakey’s Jazz Messengers, e o icônico poeta e tesouro nacional, que emprestou seu nome ao título do álbum.

O álbum vem após Jackson, um membro do corpo docente da Hartt School na University of Hartford e diretor do seu Jackie McLean Institute of Jazz, convidou Giovanni para falar a seus estudantes. No auditório, Giovanni ouviu “Steal Away (Verve, 1994) ”, a magnífica coletânea de Hank Jones e Charlie Haden de interpretações de jazz para spirituals, tocando sobre um sistema P.A. Foi no espírito de Steal Away que Giovanni organizou, e a banda de Jackson interpretou, os folk spirituals que compõem este programa de aproximadamente uma hora. Realmente, os arranjos tranquilos e virtuosos são remanescentes de Steal Away.

Quando Christina Green recita o poema de Giovanni, “A Very Simple Wish” sobre “Wade in the Water”, evoca “Truth is on its Way”, álbum de Giovanni de 1971, com o New York Community Choir. Neste álbum, a poesia de Giovanni apontava para uma sociedade racista em tais trabalhos como “Great Pax Whitey” / Peace Be Still”. Mais que cinquenta anos depois, no álbum de Jackson, Giovanni canta a bela e comovente “Night Song” em tributo à sua amiga, a falecida Nina Simone, que interpretou a canção (do musical Golden Boy) em 1964. O trabalho do sax de Jackson nesta coletânea é pesaroso como a meia-noite, mas de qualquer maneira ainda manobra para engendrar um senso de esperança. É o ponto alto do álbum.

As entonações de Jackson são calorosas e tridimensionais. Seu grupo formado pelo pianista Jeremy Manasia, pelo baixista David Williams e pelo baterista McClenty Hunter oferece amplo suporte enquanto cada músico toma seu turno no círculo do solo. Williams brilha na introdução para “I Opened My Mouth to the Lord” e Hunter tem seus momentos de destaque próximo da conclusão desta faixa, bem como durante “Didn’t My Lord Deliver Daniel”. Manasia ergue-se para seus solos vigorosos e musicais, especialmente no spiritual natalino “Mary Had a Baby, Yes Lord” e a blueseira “Leaning on the Everlasting Arm”. De fato, ele quase rouba o show. O elemento suingante de “Swing Low, Sweet Chariot” é uma tomada brincalhona no título e expressa o prazer e liberdade antecipada após a vida.

Eu preferiria que Giovanni nos tivesse agraciado com mais dos seus vocais, talvez com uma leitura a mais de um par dos seus poemas, mas se houve uma faixa para ser escolhida a mais agradável foi “Night Song”.

“The Gospel According to Nikki Giovanni” é uma meditação relevante na luta, sacrifício, resiliência, liberação e vitória.

Faixas

1 Didn't My Lord Deliver Daniel 4:26      

2 Wade in the Water 7:44           

3 Night Song 7:30            

4 Sometimes I Feel Like a Motherless Child 6:44               

5 Mary Had a Baby, Yes Lord 5:11            

6 Leaning on the Everlasting Arms 6:18 

7 I’ve Been Buked 4:31 

8 Swing Low, Sweet Chariot 5:01             

9 Lord, I Want to Be a Christian 4:42      

10 I Opened My Mouth to the Lord 5:24

 Fonte: Robert M. Marovich (Journal of Gospel Music) 



Nenhum comentário: