playlist Music

sexta-feira, 24 de março de 2023

T.S. MONK - TWO CONTINENTS ONE GROOVE (Storyville)

Faz algum tempo desde que o baterista T.S. Monk lançou um álbum como líder. Ele tem liderado um tradicional sexteto de jazz desde 1992 e este novo lançamento pela Storyville, que foi gravado em Nova York em 2014 e em Berna, Suíça, em 2016, é a primeira gravação ao vivo com seu grupo.

Os músicos são os mesmos nas sessões com o saxofonista tenor Willie Williams sendo o único membro original do sexteto como seu líder 24 anos mais cedo. Não há músicas do pai de T.S., Thelonious Monk, embora o trompetista Josh Evans inicie seu original “Earnie Washington” tocando, desacompanhada, a melodia de “Brilliant Corners”. O sexteto, que é composto pelo guitarrista Dave Stryker em “Sierre” do líder, de outra forma interpreta duas músicas de Randy Weston, uma simples “Seven Steps To Heaven”, uma modal “Nommo” de Jymie Merritt, gravada no final dos anos 1960 por Lee Morgan, e “Brother Thelonious” de Helen Sung.

Há bastante surpresas sutis, solos apaixonados e toque inspirado para manter o interesse ao longo deste moderno trabalho hard bop. “Sierre” tem uma sessão em tempo duplo inesperado, que adiciona dinâmica à peça. O tempo médio suporta “Brother Thelonious” e inclui, particularmente, solos energéticos de Evans e Williams. A composição bop de Randy Weston, “Chessmen’s Delight”, alcança um raro reavivamento, e “Earnie Washington” vem a ser um número com toque de blues e uma fina vitrine para Evans. Com solos consistentemente recompensadores de Sung, Williams, Evans e do altoísta Patience Higgins, e o suporte estimulante do baixista Kenny Davis e de T.S. Monk, o álbum está à altura do seu potencial.

Faixas: Sierre; Brother Thelonious; Chessmen’s Delight; Seven Steps To Heaven; Earnie Washington; Nommo; Little Niles. (59:59)

Músicos: T.S. Monk, bateria, percussão; Josh Evans, trompete; Patience Higgins, saxofone alto; Willie Williams, saxofone tenor; Helen Sung, piano; Kenny Davis, baixo; Dave Stryker, guitarra (1).

Nota :Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: Scott Yanow (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: