playlist Music

segunda-feira, 3 de abril de 2023

AVISHAI COHEN – NAKED TRUTH (ECM Records)

Manfred Eicher, fundador visionário da ECM Records, localizada em Munique, mais uma vez descreveu uma banda liderada pelo nascido em Tel Aviv, o trompetista/compositor Avishai Cohen, que se aprimorou em Nova York, como “um grande polvo”. Eicher observou que Cohen invocou bandas nas quais os participantes são membros individuais, que reagem espontaneamente dentro de um grupo indescritível em mente, ainda que não percam suas individualidades muito como uma banda liderada com métodos de Miles Davis, a chave do modelo de Cohen. “Naked Truth” é uma miniatura de um álbum em 40 minutos, belamente executado e conduzido pela ideia, que improvisando músicos bons o bastante para tocar qualquer impetuosa corrente de consciência, que pode revelar um pouco mais se eles, às vezes, tocam apenas uma fração do que eles sabem.

No primeiro lockdown, Cohen focou em fragmentos minúsculos de melodia que formou sugestões de noves partes de uma suíte improvisada. Quando ele ingressou no estúdio com antigos aliados Yonathan Avishai (piano), Barak Mori (baixo) e Ziv Ravitz (bateria), deixando qualquer sentimento supérfluo ser a regra. O suave Cohen, perfeitamente arredondou as notas, emprestando graciosos acalantos dentro do suave som do baixo de Mori, abrindo caminho para gentil ostinato do piano persuadido por pratos sussurrantes, que construiu uma insistência crescente, clássicas modulações elegantes sobre movimentos de baquetas, que determinam pesarosas e estridentes linhas dos instrumentos de sopro e surpreendentes execuções ágeis, quase como um clarim que chama reviravoltas em lamentos palpitantes.

No encerramento, Cohen, sugestivamente, lê Departure da poetisa israelense Zelda Schneurson Mishkovsky, uma valorização de pequenos milagres dentro de ostensividade familiar, que é muito boa em si mesmo. Ouvintes, em todo o caminho, dos monólogos do trompete surdinado de Davis em “Sketches of Spain” de 1960 ao meticuloso grupo de jazz do século XXI de Tord Gustavsen (no qual cada delicado som espontâneos e inevitáveis batidas dos sons da bateria) encontrará a plenitude que eles reconhecem – e ainda mais – em um Cohen mais tranquilo, mas com ,talvez, mais coragem ousada.

Faixas

1 PART 1 01:51

2 PART 2 05:06                                     

3 PART 3 05:49

4 PART 4 07:37

5 PART 5 02:06

6 PART 6 00:50

7 PART 7 02:47

8 PART 8 04:29

9 DEPARTURE 04:28

Músicos: Avishai Cohen (trompete); Yonathan Avishai (piano); Barak Mori (baixo); Ziv Ravitz (bateria)

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=pZ_YqYprB6A

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: John Fordham (The Guardian)

 

Nenhum comentário: