playlist Music

sábado, 22 de abril de 2023

DRY THRUST - THE LESS YOU SLEEP (Trost Records)

Diz a lenda que se o fundador da Blue Note, Alfred Lion, fosse visto dançando no estande do engenheiro durante uma sessão de gravação, o próximo lançamento seria um sucesso. Ouvindo “The Less You Sleep” do trio Dry Thrust faz-nos pensar se o diretor do selo, Konstantin Drobil, estava dançando enquanto as faixas para este disco estavam sendo estabelecidas.

“The Less You Sleep” é o primeiro documento de um trio completamente não convencional de Georg Graewe que, como ele fez com a Sonic Fiction Orchestra, troca seu piano por um órgão, junta-se ao guitarrista (mais uma gama inteira de eletrônica) Martin Siewert e ao baterista Didi Kern. Graewe, o mais velho instrumentista aqui, está confortável nos estilos free e estilos mais tradicionais, tendo composto para vários grupos, de trios a orquestras de câmara. Sua técnica diferenciada no piano acústico é facilmente reconhecível, e isto é o que faz este lançamento intrigante. Ele escolhe o órgão como um complemento e impulso para a guitarra e eletrônica de Siewert e o bombardeio da bateria de Kern.

A investida desta música é uma combinação de processamento anômalo da guitarra e pulsação enviesada. As faixas mais curtas majoritariamente vão desde a demolidora "Unruh" aos sons sussurrantes de "Afterburner" com a aceleração da guitarra de Siewert, o órgão monástico de Graewe e a pulsação motriz de Kern. A guitarra de Siewert—ouvida em “(Fake) The Facts” com Mats Gustafsson e Dieter Kovacic, Radian e Trapist—tem uma inclinação triturante com distúrbios eletrônicos anárquicos atirados para dentro. Há um similar modus operandi para Kern, que atua com uma banda avant-rock, BulBul, e com artistas improvisadores tais como   Elisabeth Harnik e Ken Vandermark. Os sons oferecem uma melodia antes de desfigurá-la, ou sugestão de tranquilidade apenas para conjurar uma tempestade. Tempestade magnificente ou nova dança da moda? Você decide.

Faixas: Unruh; Backlit; In The Waiting; Vagaries I; Vagaries II; Afterburner; Tanzschritte; Wet Engine; En Clair; Casimir Dynamics.

Músicos: Martin Siewert: guitarra elétrica; Georg Graewe: piano; Dieter Kern: bateria.

Fonte: Mark Corroto (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: