playlist Music

quinta-feira, 20 de abril de 2023

FRANK CARLBERG TRIO - REFLECTIONS 1952 (577 Music)

Como fazer uma abordagem em uma gravação tributo a Thelonious Monk? O pianista soa como Monk? Verdadeiramente, é raro para um músico replicar o sumo sacerdote do inconfundível bebop e som excêntrico. Walter Davis Jr. poderia, mas a maioria das outras tentativas são facilmente expostas como falsificações. Os mais finos tributos são os que têm origem na lingugem do músico, como os sons sul-americanos de “Panamonk (Impulse! , 1996)” de Danilo Pérez, interpretações do saxofone soprano de Steve Lacy ou interpretações do guitarrista Miles Okazaki. Adicione isto à lista, o pianista Frank Carlberg, o baixista John Hébert e o baterista Francisco Mela, que reimaginaram as primeiras gravações de Bob Weinstock pela  Prestige Records do início dos anos 1950.

Monk ganhou notoriedade com seu álbum anterior com sessões da Blue Note Records, mas seu som original foi frequentemente ofuscado pela expansão do trio de Monk para um quinteto e sexteto. Isto requereu espaço para outros solistas, que frequentemente diluiu a visão de Monk. O trio de Carlberg com palavras faladas adicionais de Priya Carlberg e Paul Lichter atingem o ponto doce nesta homenagem ao trio de Monk dos anos 1950 ao apresentar uma performance que é uma concepção original, mas há um espírito verdadeiro de Monk. Isto é conseguido através da reimaginação das suas composições, quer através de lentes Afro-Cubanas, como em "Bemsha Cubano" com uma citação criativa de Monk, em "Reflecting Reflections" e majoritariamente como desconstrução de materiais originais: "Getting To Trinkle (para "Trinkle Tinkle") e "See You Later" ("Bye-Ya"). Carlberg, Hébert e Mela usam a música de Monk como material de origem muito semelhante ao que o grande homem fez com o padrão em "Just a Gigolo". O trio nos dá duas versões da composição, a caixa de música assombrosa em "A Crowd Of Gigolo" e uma interpretação que ecoa transe, com vocais de Prita Carlberg. Em algum lugar no céu, alguém imagina que Monk deve estar sorrindo.

Faixas: Spherical Nightmares; A Crowd Of Gigolo; Sweet And Sour, Pungent and Lovely; Getting To Trinkle; Bemsha Cubano; Some Things Foolish; Reflecting Reflections; See You Later; Nicknames; Azure Sphere; Just A Gigolo.

Músicos: Frank Carlberg: piano; John Hébert: baixo; Francisco Mela: bateria; Priya Carlberg: voz; Paul Lichter: palavra falada.

Fonte: Mark Corroto (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: