playlist Music

sábado, 8 de abril de 2023

ROSEANNA VITRO - SING A SONG OF BIRD (Skyline Records)

Roseanna Vitro é uma destas vocalistas de jazz que cai na categoria de "Eu reconheço a voz, mas eu apenas não posso localizá-la lá ". Ela tem mais que uma respeitável discografia, que remonta a 1982, quando ela lançou seu álbum de estreia “Listen Here” para o selo Texas Rose. Seu álbum de 2021, “Sing A Song Of Bird”, é uma combinação de abundância de propósito e perseverança, desde que é constituída por duas separadas sessões (uma gravada em 2017 e a outra em 2021), unida por uma celebração da música incomparável de Charlie Parker.

Quando a oportunidade se eleva para trazer o bebop robusto através de Bob Dorough, Sheila Jordan e Marion Cowings, o destino quase não o permitiu, Dorough morreu em 2018 aos 94 anos, brevemente após completar suas faixas neste lançamento. A sessão inicia com "People Chase", baseado em "Steeplechase" de Parker com a duplicação do vocal de Vitro. É uma interpretação condimentada, mantendo completamente seus fundamentos bop. Vitro e Dorough unem suas forças com algum scatting conforme eles desenvolvem "The Scatter" canto para "Red Cross" de Parker. Estas improvisações vocais dão aos músicos uma oportunidade para escapar de um novo mundo não vinculado aos pensamentos padrões e imaginações. O voo solo de Dorough está na canção "Audubon's New Bluebird" baseada em "Bluebird" de Parker e é um exemplo excêntrico do presente de Dorough para uma esperta composição.

Em 2021, uma das últimas conexões vivas com Charlie Parker e o período do bop é a vocalista Sheila Jordan. Ela providencia uma aula magna no fraseado bebop conforme ela mergulha em "Bird's Song", que é baseada em "Relaxin' At Camarillo". O saxofonista alto Mark Gross estilhaça em um par de rápidas sucessões de notas à la Parker para adicionar autenticidade à música. Vitro e Jordan identificam-se através de uma mudança na narrativa dos versos e scatting no número "Sheila, Jazz Child", baseado em "Cheryl" de Parker.

Há um único número instrumental nesta sessão, que é "Koko" combinada com sua antecedente "Cherokee", interpretada pelo expansivo saxofonista alto Gary Bartz, o sempre elegante pianista Alan Broadbent, o baixista Dean Johnson e o baterista Alvester Garnett. Com o tempo estimulante, a banda apresenta associações rítmicas, acordes e timbres em uma forma que impulsiona todos com uma lógica e conforto, que define a interpretação. A faixa final não é uma música de Parker: "These Foolish Things" foi composta por Jack Strachey e Holt Marvell. As três vocalistas principais trazem seus talentos e fica fora de cada modo de interpretar versos alternativos. Elas se juntam no final "lembra-me de você". Este lançamento é um pouco de agradáveis novidades de vocal bop em seu melhor.

Faixas : People Chase; The Scatter; Bird's Song; Parker's Mood; Grapple With The Apple; Audubon's New Bluebird; Sheila, Jazz Child; Quasimodo; Now's The Time; Yardbird Suite; Koko/Cherokee; These Foolish Things.

Músicos: Roseanna Vitro: voz; Sheila Jordan: voz ; Bob Dorough: voz; Marion Cowings: voz; Gary Bartz: saxofone alto; Mark Gross: saxofone alto; Jason Teborek: piano; Dean Johnson: baixo acústico; Alan Broadbent: piano; Alvester Garnett: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=n2efGFwWXfk

Fonte: Pierre Giroux (AllAboutJazz) 

 

Nenhum comentário: