playlist Music

quinta-feira, 27 de abril de 2023

STEVE SLAGLE - BALLADS: INTO THE HEART OF IT

O saxofonista, compositor e educador, residente em Nova York, Steve Slagle se recusou a deixar a pandemia interferir em suas atividades de gravação, e em Agosto de 2021 completou um projeto cobrindo uma variedade de maravilhosas baladas em “Ballads: Into the Heart Of It”. Tendo esculpido uma carreira musical distinta, que se espalha por quatro décadas e documentadas ao longo de 20 álbuns como líder, apresentando as baladas em uma via diferentemente leve, apresentou um novo desafio a Slagle, elegantemente dominado.

O álbum apresenta uma mistura de inéditas e clássicos, entre eles, "If You Could See Me Now" de Tadd Dameron, a composição de Wood/Mellin, "My One and Only Love", e o standard de Miles Davis / Bill Evans, "Blue in Green". Não querendo fazer outra gravação tradicional de baladas, onde todos os sons seriam os mesmos, Slagle pintou novas cores em velhas embalagens e concebeu novos originais com novas texturas.

O trabalho inicia com "Blue in Green" providenciando uma nova guinada moderna em uma canção frequentemente gravada com um pouco de emoção no alto, enquanto sendo bem acompanhado pelo antigo amigo Richard Sussman nas orquestrações no sintetizador. O líder apresenta um belo novo tratamento de "Le Sucrier Velours (Queen Suite)" de Duke Ellington de Billy Strayhorn, apresentando o pianista Bruce Barth e um trabalho suave das escovinhas do baterista Jason Tiemann.

O trompetista Randy Brecker dá uma mão em "Reflections" de Thelonious Monk como duas legendas a oferecer delicados momentos de chamadas e respostas neste lento aquecedor. O duo une forças outra vez na faixa título de Slagle, acompanhado pelo baterista e pianista em momentos especiais ofertados, fazendo desta faixa algo para amostra frequente. A última colaboração de Brecker como convidado vem ao final da inédita, "Big Mac", uma das músicas mais substanciais com um suingue completo (não soando muito como uma balada, porque é, presumivelmente, uma faixa bônus).

Também, não devem ser menosprezadas "Si, See", "If You Could See Me Now" e "The Four Margarets" e "Kiss Lonely Goodbye”. O saxofonista Steve Slagle continua a produzir algumas das mais finas músicas de jazz do planeta e “Ballads : Into the Heart of it” faz brilhar uma nova luz em seu lado mais suave.

Faixas : Blue in Green; Le Sucrier Velours (Queens Suite); Reflections; My One and Only Love; The Heart of it; Kiss Lonely Goodbye; Si, See; If You Could See Me Now; The Four Margarets; Big Mac.

Músicos : Steve Slagle: saxofone alto; Bruce Barth: piano; Ugonna Okegwo: baixo; Jason Tiemann: bateria; Richard Sussman: piano; Randy Brecker: trompete.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=dPuXjMZ-umI

Fonte: Edward Blanco (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: