playlist Music

sexta-feira, 21 de abril de 2023

STEVEN FEIFKE – THE ROLE OF THR RHYTHM SECTION (La Reserve)

Steven Feifke é muito bom ao piano e arranjos (particularmente com sua big band), e ele acredita que Dan Chmielinski e Bryan Carter são muito bons no baixo e bateria, respectivamente. Assim, ele realizou um álbum de piano-baixo-bateria de sete standards e uma composição inicial (a penúltima música, “Sunrise In Harlem”) para exibir apenas o quanto ele os aprecia. E para mais um álbum do tipo “ouvindo os clássicos”, é também muito bom.

Sua abordagem no solo em “Tea For Two” é divertida e concisa. Em momentos, ele ri como se estivesse a maravilhar-se com a forma como aquela está a sair dos seus dedos.

Sua transição na música de Thelonious Monk, “I Mean You”, com o resto do trio é um perfeito ajuste, como uma passada onde a banda tomaria a vantagem como uma pausa de um trabalho ao vivo. Ele utiliza este mesmo truque com sua própria composição, “Sunrise In Harlem” — uma peça suave contemplativa que é fácil de se perder — antes do encerramento do álbum com uma tomada empolgante de “Softly, As In A Morning Sunrise” de Romberg e Hammerstein.

Para este trio, que funciona como o núcleo da big band de Feifke, ressaltando que estes standards são uma comunicação literal do papel de uma seção rítmica. Usando estas peças como exemplos destes instrumentistas é um argumento para seus particulares talentos tanto quanto à sua função global.

Faixas: Stablemates; Dolphin Dance; Here’s That Rainy Day; Tea For Two; I Mean You; Celia; Sunrise In Harlem; Softly, As In A Morning Sunrise. (37:30)

Músicos: Steven Feifke, piano; Dan Chmielinski, baixo; Bryan Carter, bateria.

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: Anthony Dean-Harris (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: