playlist Music

quarta-feira, 31 de maio de 2023

HARISH RAGHAVAN - IN TENSE (Whirlwind)

O baixista Harish Raghavan providencia uma base firme, mas temperamental, para as vozes distintas reunidas em torno dos seus trabalhos originais no seu segundo álbum como líder, “In Tense”. O instrumentista das baquetas, Joel Ross, o guitarrista Charles Altura, o multi-instrumentista de sopros Martin Guerin e o baterista Eric Harland provam as composições bem sintonizadas de Raghavan, compostas durante a pandemia.

As seis faixas são ricamente orquestradas para o drama e o lirismo, frequentemente usando repetição, distinções de timbre, e afinidades deles e nuances dinâmicas para sublinhar e enquadrar os esforços individuais ou dos instrumentistas em trabalhos em dueto. “AMA” tem uma lentidão, reduzidas figuras sombrias e recorrentes através de seis minutos, suportadas por uma bateria fúnebre, vibrações obscuras e guitarra, então há uma sobreposição de instrumento de sopro elétrico com ajustes que mudam por coros e redemoinhos de notas graciosas, liderando um intenso solo de Raghavan, por baixo do qual surge e continua como se fosse eterno. “Circus Music” toma uma direção oposta com uma rápida e intricada liderança de Altura, Guerin e Ross, harmonizada livremente.

Porém, a faixa título revisita o sentimento melacólico, instrumento de sopro e guitarra estabelecendo uma melodia sobre o padrão vibrafone e baixo. Por que tão amigável? Ross (Raghavan produziu sua estreia na Blue Note, “Kingmaker”; Ross tocou no disco anterior de   Raghavan, “Calls To Action”) é estelar na marimba, seguido por Altura e Guerin (outra vez empregando efeitos eletrônicos) realizando obscura, de algum modo, música bucólica.

A intensidade está correta. O som pessoal de Raghavan é sólido, seus conceitos ressonantes e a beleza flutua através das profundezas estratificadas da música.

Faixas: AMA; Circus Music; In Tense; Eight-Thirteen; s2020; Prayer. (33:10)

Músicos: Harish Raghavan, baixo; Joel Ross, vibrafone, marimba; Charles Altura, guitarra; Morgan Guerin, saxofone tenor, instrumento de sopro eletrônico, clarinete baixo; Eric Harland, bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=j1L3r2zheb8

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: Howard Mandel (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: