playlist Music

quarta-feira, 10 de maio de 2023

LAKECIA BENJAMIN – PHOENIX (Whirlwind Recordings)

O álbum anterior da saxofonista Lakecia Benjamin, “Pursuance: The Coltranes (Ropeadope, 2020)” foi um tributo multifacetado à música de John Coltrane e Alice Coltrane. Seu novo álbum assume as questões sociais e humanas com diversidade semelhante, porém em forma mais compacta e organizada. Move-se de uma mistura socialmente cônscia de soul, R'n'B e jazz fusion em sua primeira metade ao spiritual jazz completo no seu segundo.

O álbum começa com o som de sirenes e uma gravação de autoria de Angela Davis falando sobre a importância da mulher na sociedade futura. As primeiras faixas seguintes são de jazz-funk cinematográfico. O alto multifacetado de Benjamin guincha sobre ritmos que serpenteiam e misturam-se com camadas de vozes e sintetizadores em "Amerikkan Skin", "New Morning" e "Phoenix". Tudo é conduzido a "Mercy", uma suntuosa balada carregada de cordas cantada por Dianne Reeves, a fusion animada "Jubiliaton", onde o brilho do piano do convidado Patrice Rushen mistura-se com o saxofone de Benjamin.

"Peace Is A Haiku Song" tem Sonia Sanchez recitando sua poesia sobre o passo rápido do baixo   de Ivan Taylor. Suas palavras vêm a ser um elemento no espesso tecido sonoro da canção seguinte, "Blast", que é mantida por uma batida de marcha. Então, nas próximas faixas, a música muda para um lancinante jazz acústico através do quarteto básico de Benjamin, Taylor, o pianista Victor Gould e o baterista E.J. Strickland com ajuda ocasional do trompetista Josh Evans. "Moods" queima rapidamente, enquanto a mais tranquila "Rebirth" exibe a completa beleza encorpada da entonação do alto de Benjamin e brilho do piano de Gould e "Trane" sintoniza a exultação sacra do clássico quarteto de John Coltrane. Depois de alguns pensamentos melhorados eletronicamente a partir de Wayne Shorter, "Basquait" suportada facilmente com o sax alto e o trompete explodindo sobre um ritmo firme. A peça soa como uma composição clássica de Shorter do seu período no selo Blue Note.

Este álbum mostra como a hábil Benjamin vem a ser uma criadora popular do soul e do funk com profundidade tanto quanto um voo alto no jazz tradicional. Solidifica sua permanente força musical em ascensão.

Faixas: Amerikkan Skin; New Mornings; Phoenix; Mercy; Jubilation; Peace Is A Haiku Song; Blast; Moods; Rebirth; Trane; Supernova; Basquiat; Amerikkan Skin radio edit.

Músicos: Lakecia Benjamin: saxofone alto; Josh Evans: trompete (1-3, 8, 12, 13); Wallace Roney Jr.: trompete (7); Anastassiya Petrova: rhodes, órgão (5); Orange Rodriguez: sintetizadores (1, 3); Josee Klein: violino (4); Laura Epling: violino (4); Nicole Neely: viola (4); Cremaine Booker: cello (4); Georgia Anne Muldrow: vocal, sintetizadores (3); Victor Gould: piano; Patrice Rushen: piano (5);  E.J. Strickland: bateria; Ivan Taylor: baixo; Jahmal Nichols: baixo (2);  Negah Santos: percussão(5); Dianne Reeves: vocal (4); Sonia Sanchez: poesia (6, 7); Angela Davis: palavra falada (1, 13); Wayne Shorter: palavra falada (11).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=SBU8QkAOZe0

Fonte: Jerome Wilson (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: