playlist Music

sexta-feira, 5 de maio de 2023

MARTIN WIND NEW YORK BASS QUARTET – AIR (LAIKA)

Quando um álbum de um baixista vem acompanhado por elogios de legendas do baixo como   Rufus Reid, que o chamou de “uma produção excepcional que elevou a barra a um nível mais alto no século XXI para a comunidade dos baixistas” e Ron Carter, que escreveu as notas para o disco, deve se prestar atenção. Wind, um baixista alemão firmemente suingante, que emigrou para Nova York a 25 anos atrás, tem uma longa trajetória de gravação, incluindo trabalhos com o pianista Bill Mays, o baterista Matt Wilson, a pianista-vocalista Dena DeRose e a cantora Janis Siegel. Este brilhante manifesto de baixo encontra-o em companhia de companheiros baixistas como Gregg August, Jordan Frazier e Sam Suggs. Os bateristas Matt Wilson e Lenny White e o tecladista Gary Versace formam o núcleo de quatro das três faixas.

De uma requintada tomada de quatro baixos em “Air On A G-String” de J.S. Bach à maliciosa festa de Wind “(Give Me Some) G-String”, que se transforma em um funk animado no B-3, segue para uma interpretação estimulante de “Birdland” do Weather Report e uma terna leitura da deslumbrante “Tell Her You Saw Me” com Versace no acordeón, sendo este um triunfo de baixo perfil.

Uma belamente arranjada “Beatles Medley” inclui fragmentos de “The Long And Winding Road”, “Here, There And Everywhere”, “She’s Leaving Home” e “Lady Madonna”. Há uma leitura reverente à sublime “Silence” de Charlie Haden com Wilson assumindo uma abordagem extremamente melódica. Artisticamente realizada, mas inteiramente acessível.

Faixas: Air; (Give Me Some) G-String; Beatles Medley; Silence; I’d Rather Eat; Tell Her You Saw Me; Iceland Romance; Air (Trio Version). (54:21)

Músicos: Martin Wind, Gregg August, Jordan Frazier, Sam Suggs, baixo; Matt Wilson, bateria, percussão; Lenny White, bateria (2, 4); Gary Versace, piano, órgão, acordeón.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Ghx3s1f5obU

Este álbum foi considerado, pela DownBeat, como um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 ½ estrelas

Fonte:  Bill Milkowski (DownBeat) 

 

 

Nenhum comentário: