playlist Music

domingo, 14 de maio de 2023

NATE WOOLEY - TTE001 : THREE STUDIES FOR FUTURE UNCERTANTIES (Pleasure Of Text Records)

O trompetista/compositor Nate Wooley construiu um catálogo de música experimental, que tem uma técnica e visão sobre a década passada. Estes anos foram referenciadas pelo “The Almond (Pogus Productions, 2011) ”, a única faixa solo possui circuitos sobrepostos do trompete, que desfoca percepções com sua sutil metamorfose, e “Argonautica (Firehouse 12 Records, 2016) ”, um projeto de sexteto alagado com leves atmosferas e potentes interlúdios. Mais recentemente, Wooley lançou o trabalho em disco quadruplo “ The Complete Syllables Music (Self-Produced, 2017”), uma coleção solo de tamanho épico, utilizando trompete, amplificador, fita cassete e sintetizadores analógicos. “TTE001: Three Studies for Future Uncertainties” é o primeiro empreendimento multimídia de Wooley.

Outro lançamento solo, o título completo “TTE001” refere-se a uma edição limitada de um livro apresentando os escritos de Wooley sobre música, uma estória curta e reproduções de arranjos floreados do artista/dançarino Jen Mesch e desenhos de Ryan Sawyer. As músicas— duas peças extensas — têm componentes autônomos e representam as primeiras composições totalmente eletrônicas de Wooley. "Study for a Mass (for Agnes Martin)" e "Intermediate Wobble Study", cada uma, transcorrem em dezoito minutos e dez segundos. Se há uma intenção de simetria na duração das faixas, o significado é um mistério. "Study for a Mass" é a mais reflexiva das duas peças e ostenta alguma similaridade a The Almond, invocando sutis silhuetas em constante mudança. "Intermediate Wobble Study" apresenta efeitos percussivos, golpes pesados e zumbidos, mas não ergue alarmes. Nas peças, particularmente em "Intermediate Wobble Study", a atenção de Wooley para a precisão processa a paisagem digital em cores vivas.

Música eletrônica pode soar elementar. O zumbido da tecnologia é uma forma de anestesia. Requer desprendimento para apreciar o que se deposita abaixo da superfície. “TTE001” é música para fones de ouvido. Distinta, mas com sons atenuados e ressonâncias materializadas habitualmente, as variações crescendo de forma menos repetitivas com audição recorrente. Wooley artisticamente insere desvios tonais dentro da cobertura do som, gerando uma experiência cativante e contemplativa.

Faixas: Study for a Mass (for Agnes Martin); Intermediate Wobble Study.

Fonte: Karl Ackermann (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: