playlist Music

quinta-feira, 25 de maio de 2023

STEPHAN THELEN - FRACTAL GUITAR 3 (MoonJune Records)

O guitarrista/compositor Stephan Thelen apresenta a terceira parte da sua série Fractal Guitar. Como nos álbuns anteriores, a ênfase é nas múltiplas guitarras, estabelecidas em arranjos caleidoscópicos embasados em suas composições e toque de guitarra, mas significantemente coloridos pelas contribuições de seus colaboradores. Esta edição foi também influenciada por outros álbuns, nos quais ele estava trabalhando simultaneamente: “Transneptunian Planets” com J. Peter Schwalm, Eivind Aarset, Tim Harries e Manuel Pasquinelli (RareNoiseRecords, 2022); “Fractal Sextet” com Jon Durant, Fabio Anile, Colin Edwin, Andi Pupato e Yogev Gabay (Alchemy Records, 2022) e “Music for Piano and Strings (Self Produced, 2023)”, um álbum de quintetos de piano e quartetos de corda com composições de Anile e Thelen. Estes projetos concorrentes providenciam ideias musicais e novos instrumentistas para adicionar ao poço de talentos do Fractal Guitar.

"Through The Stargate" inicia o álbum com contribuições significantes do guitarrista Eivind Aarset, um novo convidado Fractal Guitar, que é também creditado como coautor. Após um solo pleno, efeitos e barulhos, ele toca linhas melódicas fundacionais. O toque de guitarra nos próximos solos de Markus Reuter, usando sobremarcha e movendo-se do reflexivo ao explosivo. Em contraste, o solo da guitarra fretless de Jon Durant inicia bradando antes de deslizar para um modo mais contemplativo. A longa coda final exibe o som do Oriente Médio na guitarra de Aarset (evocando o trompetista Jon Hassell) mais teclados atmosféricos de Fabio Anile. A coisa completa encerra com mais que dois minutos de música de sintetizador atmosférico: uma bela pausa na ação polirrìtmica.

"Morning Star" é um retorno à mais típica passagem, adicionando o regular colaborador Bill Walker em diversos sons únicos de guitarra. Tim Harries une-se com o baixo guitarra (ao lado do toque do guitarrista Stefan Huth, retornando de álbuns anteriores). Estas faixas incluem o toque excitante do baterista Yogev Gabay do Fractal Sextet. "Ascension" introduz J. Peter Schwalm (tocando sintetizador e percussão eletrônica), com mais solos de Aarset, Reuter e Durant. Reuter e Schwalm são creditados como coautores. "Black On Electric Blue" traz o guitarrista Barry Cleveland de volta ao grupo. Ele contribui, principalmente, com uma paisagem sonora ao lado de Reuter. As linhas solo de Aarset e Reuter periodicamente emerge da névoa.

A faixa final é um bônus que mistura e modifica "Through The Stargate" de J. Peter Schwalm, focando em partes de Aarset. Em seu tempo de execução mais curto, sugere a forma completa, enquanto simultaneamente exibe os sons distintos do guitarrista. Um final ajustado para uma parcela empolgante no qual está se mostrando uma série muito consistente, cada unificação do distinto ritmo composicional de Thelen, enquanto também oferece uma singular mistura de músicos antigos e novo.

Faixas: Through The Stargate; Morning Star; Glitch; Ascension; Black On Electric Blue; Through The Stargate (Edit).

Músicos: Stephan Thelen: guitarra elétrica, fractal guitar, piano elétrico, sintetizador, órgão, cordas, mellotron, programação; Eivind Aarset: guitarra elétrica, tremolo guitar, e-bow, efeitos, barulho de orquestra, glitches, glitchy digitalia; Markus Reuter: guitarra elétrica, touch guitar U8, soundscapes, spanky loop; Jon Durant: guitarra elétrica, fretless guitar, clouds; Bill Walker: guitarra elétrica, glitchy strat, yinyang guitar, koto guitar; Barry Cleveland: guitarra elétrica, bowed cymbals, paisagens psicodélicas e efeitos; Fabio Anile: piano elétrico, clavinet, sintetizador; J. Peter Schwalm: eletrônica; Stefan Huth: guitarra elétrica; Tim Harries: baixo, baixo guitarra; Andi Pupato: percussão; Yogev Gabay: bateria; Manuel Pasquinelli: bateria.

https://www.youtube.com/watch?v=_Nc13EBWFUI

Fonte: Mark Sullivan (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: