playlist Music

terça-feira, 13 de junho de 2023

BILL ORCUTT - MUSIC FOR FOUR GUITARS

O último projeto solo de Bill Orcutt é um breve e deslumbrante vislumbre em seu singular bluegrass e da abordagem embebida de blues à instrumentação avant-garde. Vindo logo após o impressionante lançamento do ano passado, “Made Out of Sound” — à última inserção na série de gravações com antigo colaborador e extraordinária bateria experimental de Chris Corsano — Orcutt foca no desenvolvimento de um arranjo intricado de guitarras sobrepostas para inovador efeito.

Com um espírito reminiscente das composições de virtuoso da avant-garde, Glenn Branca, para a guitarra de orquestra — embora mais melodicamente inclinada — Orcutt toca quatro partes na guitarra sobre 14 músicas, cada uma com menos de três minutos, criadas em seu último álbum. Estas faixas, faz exclusivamente interação geométrica e dissonância, frequentemente encerra aparentemente apenas como elas começaram a exibir seu completo   potencial. Admitidamente, a brevidade destas faixas, tão bem quanto seus títulos subestimados tais como “In profile” e “Seen from above” pode tornar difícil recordar favoritos específicos. A despeito disto, o fim da gravação é emocionante e peculiar exploração emocionante do poder da simples melodia, exibindo a habilidade de Orcutt para construir belos sons do nada, então apenas afastando-os rapidamente.

O arco geral da gravação move-se das composições angulares e percussivas em direção a um som mais melódico e expansivo até o fim, exibindo o poder emotivo do instrumento de Orcutt. A faixa de abertura, “A different view”, é uma peça intensamente em tom menor, retinindo o que parece estabelecer o palco para um álbum com um humor sombrio. Entretanto, na segunda metade há destaque para talvez a maior composição do disco, “Glimpsed while driving”, na qual Orcutt explora um amplo leque de emoções. Usando poucos efeitos ou estratagemas de estúdio, sua devoção ao minimalismo e habilidade para obter tais sentimentos viscerais através dos destaques de sua maestria no instrumento.

A interação entre espíritos dinâmicos e composições rapidamente vem a ser irresistível. É fácil se perder nas ondas das suas melodias, o que torna os momentos em faixas como “no perfil” — onde ele interrompe estas precárias camadas com momentos de distorção abrupta — sentimento mais surpreendente.

Limitando a si mesmo a simples arranjos musicais, Orcutt permite que as faixas na gravação conservem um imediatismo especialmente animado. “Music for Four Guitars” é técnica e sonoramente e impressionante, e seguramente atrativo para os fãs de guitarra instrumental, bem como de ouvintes curiosos. A habilidade de Orcutt para equilibrar capacidade de escuta com sua ambição experimental é um testamento para sua força como um dos mais inovativos e excitantes guitarristas nas proximidades.

Faixas

1.A different view 01:58

2.Two things close together 02:31

3.At a distance 02:51

4.In profile 01:54

5.Or from behind 01:59

6.Seen from above 02:04

7.On the horizon 02:01

8.Glimpsed while driving 02:02

9.Only at dusk 02:50

10.Barely visible 02:02

11.Out of the corner of the eye 02:01

12.In the rain 01:57

13.From below 01:55

14.Or head on 01:53

 Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 ½ estrelas.

Fonte: Holden Lay, Staff Writer (Washington Square News)

 

Nenhum comentário: