playlist Music

quinta-feira, 29 de junho de 2023

DAVE STRYKER – PRIME (Strikezone Records)

O guitarrista Dave Stryker, uma presença onipresente na cena jazzística de Nova York (e em outro lugar) por mais de três décadas como líder ou acompanhante, é também um prolífico artista de gravações com mais de 35 álbuns sob seu nome (e muito mais como membro de outras bandas) em formatos que vão de big band ao trio. Em ”Prime”, ele opta por uma formação menor, empregando seu antigo grupo de trabalho (Jared Gold, órgão; McClenty Hunter, bateria) para interpretar oito composições envolventes de Stryker e um standard, a melancólica "I Should Care".

Desde os compassos de abertura da rápida canção-título do álbum, Stryker mostra que, aos 65 anos, ele está tão afiado e com os dedos ágeis como sempre, saltando facilmente através das mudanças relâmpago e estabelecendo a cena para vigorosas demonstrações de Gold e Hunter. Tendo feito o seu ponto, Stryker volta-se para o blues, provando na encantadora "Lockdown" que ele não está menos confortável em um tempo mais apressado, conforme ele demonstra na embaralhada "Captain Jack", que segue.

"Hope" é apressadamente charmosa com uma batida latina séria, "As We Were" uma balada ambrosial (NT: se refere ou é próprio a ambrosia, alimento com qualidades mágicas que era degustado pelos deuses da mitologia grega e romana) em que Gold e Stryker estão no seu melhor toque rapsódico com McClenty emprestando seguro suporte nas escovinhas. "Mac" estabelece em um belo balanço ambulante, lidera a melodiosa "I Should Care", que é sem dúvida um dos vários destaques da sessão, como é a dinamicamente rítmica "Deep", que segue. Stryker evita outra surpresa por último, conforme "Dude's Lounge" inicia com sedutora balada antes de assumir uma persona mais divertida, mas não menos envolvente.

Conforme os trios de órgão seguem, o de Stryker é de primeira classe, graças aos seus talentos especiais e os de Gold e McClenty. “Prime” é muito mais que música de fundo para ser tocada, enquanto a mente está ocupada de outra forma. É jazz sério, habilmente interpretado por três mestres do gênero, e merece ser considerado nesses termos.

Faixas: Prime; Lockdown; Captain Jack; Hope; As We Were; Mac; I Should Care; Deep; Dude’s Lounge.

Músicos: Dave Stryker: guitarra; Jared Gold: órgão, Hammond B3; McClenty Hunter, Jr.: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=_fvaXxn9hio

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: