playlist Music

terça-feira, 20 de junho de 2023

GILBERT CASTELLANOS – ESPÉRAME EN EL CIELO (Z Note Records)

Gilbert Castellanos, de San Diego, tem sido uma força importante e consequente na cena do jazz da West Coast por anos. Ele apareceu em dúzia de gravações e frequentemente compartilha o palco com Charles McPherson, Willie Jones III, Gerald Clayton e a Clayton-Hamilton Jazz Orchestra. Como um educador, Castellanos é o fundador e o diretor artístico do Young Lions Jazz Conservatory, ensinando sobre o legado do jazz para alunos do ensino fundamental e médio. O tão esperado lançamento de “Espérame en el Cielo” é o primeiro álbum de Castellanos como líder em década.

O álbum consiste de oito interpretações que refletem as influências musicais de Castellanos em relação a instrumentistas hard bop como Freddie Hubbard, Art Blakey e Lee Morgan tão bem quanto baladas mexicanas tradicionais com as quais ele cresceu ouvindo em sua juventude. Para lançar o álbum, ele selecionou uma composição de Rene McLean, "Bilal As Sudan". A peça inicia com uma introdução estimulante para o baterista Tyler Kreutel, com os instrumentos de sopro liderando uma pulsação rítmica condutora. O pianista Joshua White providencia um forte contraponto canhoto e dá suporte à mão direita para o fogoso trompete de Castellanos e o sax alto de Christopher Hollyday. A próxima, "Home is Africa" esfria a temperatura com uma lento suingue introduzido pelo baixista John Murray estabelecendo um ritmo sólido e uma sensação de blues. A faixa título e "La Puerta" são baladas profundas que refletem a herança mexicana de Castellanos é tocada com comovente emoção. "New Delhi" de Victor Feldman é indicativo da West Coast Cool e "Big P" de Jimmy Heath exibe a habilidade de suingar firme deste quinteto e oferecem solos deslumbrantes. "Totem Pole" de Lee Morgan contém algumas mudanças complexas, que o quinteto executa firmemente.

Castellanos obtém grande suporte do resto da banda. Christopher Hollyday toca sax alto com a intensidade de Jackie McLean e a fluidez de Cannonball Adderley. Tyler Kreutel é o baterista ideal em San Diego. Sua habilidade para ouvir os instrumentistas em torno de si é impressionante, como é o modo como ele eleva a banda inteira. O pianista Joshua White também arranjou toda a música do álbum. Ele lidera a seção rítmica, enquanto compõe solos exclusivamente inovadores. A performance de estreia em um grande álbum pelo baixista de 18 anos, John Murray, é um produto do já citado Young Lions Jazz Conservatory e ele correntemente está cursando a Juilliard. Murray está obrigado a ser uma força na cena do jazz nos próximos anos.

O álbum é todo composto por reinterpretações, embora incomuns. Teria sido bom ter incluído algumas composições próprias, e talvez uma peça mais extensa para permitir aos solistas desenvolver de forma mais profunda suas ideias.

Com o lançamento de “Espérame en el Cielo”, Gilbert Castellanos produziu um álbum que é uma reflexão sobre a cena jazzística em San Diego. Está enraizado na era do hard-bop era com uma piscadela para o cool da Costa Oeste e um aceno para a cultura mexicana em sua fronteira.

Faixas: Bilad As Sudan; Home Is Africa; Espérame en el Cielo; Will You Still Be Mine; Totem Pole; New Delhi; La Puerta; Big P; Espérame en el Cielo (Bonus).

Músicos: Gilbert Castellanos: trompete; Joshua White: piano; Christopher Hollyday: saxofone; Tyler Kreutel: bateria; John Murray: baixo.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Uvf1WCWAACc

Fonte: Ken Laster (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: