playlist Music

quarta-feira, 21 de junho de 2023

KIND FOLK - HEAD TOWARDS THE CENTER (Fresh Sound New Talent)

O segundo álbum do Kind Folk foi planejado cuidadosamente e gravado com pressa, mas a música tem uma calma quase zen. O grupo formado lançou em sua estreia, “Why Not”, em 2018, mas então o trompetista John Raymond moveu-se para Indiana, e o baterista Colin Stranahan foi a caminho de Denver para enfrentar a pandemia. Os membros do grupo permaneceram conectados online, e finalmente reuniram-se em Junho de 2021: dois dias de ensaio no apartamento do baixista Noam Weisenberg no Brooklyn, seguido por um dia no estúdio. “Head Towards The Center” contém cinco composições inéditas — “Power Fall” e “Sweet Spot” de Raymond, “Around, Forever” do saxofonista alto Alex LoRe, “Mantrois” de Weisenberg e a peça título de Stranahan e LoRe, juntamente com duas mais curtas, peças completamente improvisadas (“Where Am I” e “Distant Signal”) e arranjos do guitarrista Kurt Rosenwinkel para “Mr. Hope” e “Between The Bars” do vocalista-compositor Elliott Smith.

Raymond é original de Minnesota e há uma simpatia fundamental e senso de boas-vindas ao seu estilo. Ele sola como se estivesse contando uma estória de uma festa, e seu flugelhorn soa suave como um abraço de uma cerimônia de igreja de Midwestern no inverno. LoRe é uma contraparte ideal, calma e ligeiramente distanciada, mas saltando excitadamente para o bebop quando o ritmo aumenta, como em “Mr. Hope”. O baixo de Weisenberg é o coração incontrolável da música, particularmente em “Around, Forever” e com Stranahan — também parte do trio sem baixo de Raymond, Real Feels — mantém o tempo por não parecer muito preocupado com ele, ornamentos suspensos na música com precisão e um toque gentil.

Faixas: Where Am I; Power Fall; Mantrois; Around, Forever; Mr. Hope; Between The Bars; Distant Signal; Sweet Spot; Head Towards The Center. (44:22)

Músicos: John Raymond, trompete/flugelhorn; Alex LoRe, saxofone alto; Noam Weisenberg, baixo; Colin Stranahan, bateria.

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: Philip Freeman (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: