playlist Music

domingo, 18 de junho de 2023

MELISSA ALDANA - 12 STARS (Blue Note Records)

Muitos músicos escolheram, em algum momento, a Blue Note para revelar a si mesmos como artista ou estão tentando. Assim, não é surpreendente que uma jovem artista premiada com uma nominação ao Grammy, Melissa Aldana, conduza um seguro arco ascendente, criativo e profissionalmente, efetue sua estreia na Blue Note.

Desde o início, “12 Stars” é a exata antítese da conservação do isolamento. É uma confabulação de iguais. Embora, em suas notas a saxofonista observe que este "Falling" é uma reflexão ativa de sua vida passando nas peças, conforme o vírus se espalhou, ela e seu marido separam-se, o espírito da música e sua fervilhante interpretação pelo produtor, coescritor & guitarrista Lage Lund, já contagiado pelo pianista Sullivan Fortner e pelo baterista Kush Abadey—cujo reflexivo impressionismo à la Jack DeJohnette dá a “12 Stars” seu poder de quietude, e seu antigo conselheiro, o baixista Pablo Menares prova que a peça é apenas o oposto. A firme declaração de Menares, que estabelece o movimento da peça, "Falling" é uma concessão de integridade sobre adversidade e serve como um prelúdio ajustado para tudo que se segue.

Aldana é uma instrumentista emocionalmente arrebatadora, que equilibra vulnerabilidade e triunfo. Seu instrumento, ao mesmo tempo, sussurra confissões e declarações significativas de força e resolução. Uma conversação aberta onde tem, igualmente, arrancada e balanço, "The Bluest Eye" (denominada após uma novela de Toni Morrison) exibe uma ressaca discreta, que envolve mais sentimento que qualquer arranjo, mantendo o quinteto pronto para que cada um conte a sua estória (tão bem quanto o oponente de Morrison) de testemunha, com coração e mente aberta, a luz interior, que sobrepuja toda escuridão. "Emilia" é uma estória de sonho contada por Aldana através de nuvens diáfanas dos grupos de ecos da guitarra de Lund e das nuvens do Rhodes de Fortner. Uma canção de ninar para um sonho de criança.

Muito com sua ousada e declaratória "Frida" originária de “Artemis (Blue Note, 2020) ”, "Intuition" encontra Aldana no centro do palco, achando todas as necessidades dentro dela mesma e acendendo o rastilho de uma série de ampla abrangência e seguras declarações líricas. Atenciosa sobre a sua familiaridade com seu círculo de colegas, o fórum está aberto, realizando animadas e encorpadas faixas como "The Fool" e "Los Ojos de Chile" uma bem-sucedida exploração amigável e familiar. Fechando a composição título com uma desafiadora atuação, o toque empático de Fortner no Rhodes providencia a entonação sincera e reflexiva de Aldana, um ninho a partir do qual voa para novas regiões, onde ela e nós experimentaremos novas experiências conforme sua visão completa o foco. A lista dos melhores discos de 2022 começa aqui.

Faixas: Falling; Intuition; Intro to Emilia; Emilia; The Bluest Eye; The Fool; Los Ojos de Chile; 12 Stars.

Músicos: Melissa Aldana: saxofone; Lage Lund: guitarra; Pablo Menares: baixo; Sullivan Fortner: piano; Kush Abadey: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=kWp46lOcrNI

Fonte: Mike Jurkovic (AllAboutJazz)




 

Nenhum comentário: