playlist Music

quinta-feira, 1 de junho de 2023

NEIL SWAINSON - FIRE IN THE WEST (Cellar Records)

Dificilmente parece possível, mas levou 35 anos para que o extraordinário baixista canadense Neil Swainson liderasse um quinteto resplandecente nesta nova gravação de composições suas intitulado “Fire In The West”. Sua gravação anterior de 1987 foi chamada “49th Parallel” e recebeu pouca atenção naquele tempo. Entretanto, ela foi relançada em LP em 2020 pela Reel to Real Records e gerou algumas resenhas com críticas favoráveis. Acompanhando Swainson neste lançamento esteve uma seção de alto nível formada pela pianista Renee Rosnes e pelo baterista Lewis Nash com uma linha de frente excelente composta pelo trompetista Brad Turner e pelo saxofonista tenor Kelly Jefferson.

A sessão inicia com a faixa título "Fire In The West", que foi inspirada por um voo sobre os incêndios florestais que assolavam o Okanagan Valley da Columbia Britânica. Esta música animada inicia com alguns uníssonos de Turner e Jefferson tocando para estabelecer o tema, antes de cada uma das principais viradas solos trabalhar as suas ideias. Tudo isso foi bem feito, enquanto a mão robusta de Swainson mantinha a pulsação rítmica da composição. Como será evidente ao longo do álbum, Swainson foi um fã de uma linha de frente emparelhada que predominou nos anos 50, como as bandas de Miles Davis, Art Blakey e Horace Silver, então, consequentemente, suas estruturas composicionais refletem essa dinâmica.

Alguns dos arranjos criados por Swainson implicaram dedicatórias a uma variedade de influências e influenciadores. "Fell Among Thieves" que poderia ser classificada como um lamento, é carregada através do saxofone tenor envolvente e lamentoso de Jefferson com Rosnes providenciando suporte em estilo linear elegante. O título é indicado para expressar como boas pessoas frequentemente caem em companhia difícil. "Kyushu" é uma reflexão musical no tempo que o compositor dispendeu na ilha japonesa do título. Disposto em um ritmo de balanço relaxante, a banda apresenta um direto sentimento rítmico, que suporta as improvisações oferecidas por Turner, Jefferson e Rosnes. Finalmente, em um reconhecimento a Horace Silver, uma das suas influências musicais, Swainson compôs "Silver Mine". As linhas em estilo bop atacam firmes. Os solos de Turner e Jefferson estão no centro e Rosnes apresenta uma excursão de nota única que é preenchida com pepitas de Silver. Em resumo, uma excursão musical que valeu a espera.

Faixas: Fire In The West; Fool's Gold; Cascades; Standing Back; Fell Among Thieves; Kyushu; Late Afternoon; Near North; Gone Away; Silver Mine

Músicos: Neil Swainson: baixo acústico; Renee Rosnes: piano; Lewis Nash: bateria; Brad Turner: trompete; Kelly Jefferson: saxofone tenor.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=bT87D9NH1Jk

Fonte: Pierre Giroux (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: