playlist Music

domingo, 11 de junho de 2023

RAN BLAKE & CHRISTINE CORREA - WHEN SOFT RAINS FALL (Red Piano Records)

O pianista Ran Blake e a vocalista Christine Correa gravaram vários álbuns em duo, incluindo um sobre a música de Abbey Lincoln. Aqui eles retornam para outra icônica cantora, Billie Holiday, concentrando-se no conteúdo do álbum final dela, “Lady In Satin (Columbia, 1958) ”.

Lady In Satin é conhecido por seus arranjos orquestrais e coral magníficos por parte de Ray Ellis. Esta versão de 2020 é despojada de simples emparelhamento de voz e piano. O canto de Correa é natural e rigoroso com uma aspereza granulosa análogo à rouquidão na voz de Holiday no álbum original. Ela dá voltas nas melodias da canção com uma ampla variação de volumes e entonações no estilo de vocalistas como Patty Waters e a primeira parceira de Blake em dueto, Jeanne Lee. Sua voz muda com efeito impressionante em faixas como "I Get Along Without You Very Well" e "It's Easy To Remember", passando de um flutuante murmúrio a um lamento de sereia, enquanto Blake passeia e desliza em câmera lenta em torno dela.

Na maior parte, Ran Blake toca com sua habitual mescla de estrondos ameaçadores e acordes entalhados, mas também mantém a melodia em visão mais que usual. Em "You've Changed" e "The End of a Love Affair" ele desliza para um humor relaxadamente romântica deixando o peso dramático para Correa. Há mesmo um toque de humor em "I'll Be Around" com os acordes maliciosos misturando-se com o canto enlevado e excitado de Correa.

Todas as doze canções do álbum de Holiday são tocadas aqui, mas há, também, umas extras apropriadas. Correa recita o poema de Frank O'Hara, "The Day Lady Died" em um alinhado acento inglês sobre um acompanhamento inquietante do piano em "Big Stuff", uma canção de Holiday gravada para a Verve, é tocada em solo e, misteriosamente, por Blake é um tributo a Herbie Nichols, "Lady Sing The Blues" é cantada com força lancinante sobre as cordas dedilhadas do piano.

Este projeto tem um cansaço da vida, sentimento de final de noite, que parece mais uma meditação sobre a vida e sobre Holiday, do que apenas uma réplica de algum álbum. O piano espectral de Ran Blake e o canto emotivo de Christine Correa traz uma mistura assombrosa de luz e escuridão, que reflete agudamente o legado de Billie Holiday.

Faixa: I'm A Fool To Want You; For Heaven's Sake; The Day Lady Died; You've Changed; You Don't Know What Love Is; The End Of A Love Affair; For All We Know; Big Stuff; I Get Along Without You Very Well; Violets For Your Furs; Lady Sings The Blues; But Beautiful; Glad To Be Unhappy; I'll Be Around; It's Easy To Remember.

Músicos : Ran Blake: piano; Christine Correa: voz.

Fonte: Jerome Wilson (AllAboutJazz)


Nenhum comentário: