playlist Music

quinta-feira, 15 de junho de 2023

TERRI LYNE CARRINGTON - NEW STANDARDS VOL. 1

Uma das fascinações da audição das gravações do novo jazz vem quando os holofotes estão voltados para os artistas e músicas que foram algo esquecidos ou negligenciados pela primeira vez. “New Standards Volume 1” realiza apenas isto. É muito inteligentemente elaborado pela aquecida baterista Terri Lyne Carrington e foi concebido em seu papel educacional liderando o Institute for Jazz and Gender Justice de Berklee após um projeto de estudante no qual apenas uma folha de chumbo escrita por uma mulher foi inserida na bíblia do jazz do The Real Book. Carrington, em resposta, criou um Real Book protagonizando suas próprias 101 canções compostas somente por mulheres e foi publicada pelo Hal Leonard. Vol. 1 é o áudio equivalente deste livro e contém as primeiras 11. Ela pretende gravá-las totalmente, então podemos esperar talvez mais oito volumes

Carrington domina o âmago do quinteto e adiciona extras repletas de estrelas dos jovens talentos vocais e instrumentais através de nomes estabelecidos. A requintada vocalista Dianne Reeves, para meus ouvidos, não faz bastante conexão com ‘Moments’ de Elias conforme ela soa menos o seu eu com alma. ‘Circling’ de Young Michael Mayo com inflexão neo-soul, vocalizada por Gretchen Parlato, pode não ter a gama expressiva de peculiaridades vocais de Parlato, mas está no lado atraente das abordagens de canto em tons de mel, no entanto. A vocalista Somi com banda com suporte de inflexão africana faz bem em uma interpretação sincera de Abbey Lincoln na comovente e difícil de melhorar ‘Throw it Away’. A flautista Elena Pinderhughes, da banda de Christian Scott, e o guitarrista Julian Lage estão entre os destacados instrumentistas convidados, especialmente no gracioso blues em tom menor ‘Wind Flower’ escrito pela compositora menos conhecida da era hard bop, a afro-americana Sara Cassey. Uma estrela em ascensão com vibração sedosa do neo-soul , Samara Joy  está na versão em vocalise de Carrington de  ‘Two Hearts (Lawn)'de Carla Bley – a contribuidora feminina mais provável para o original Real Book – tem uma monótona suavidade e o suntuoso solo de tenor de Ravi Coltrane é um instante charmoso.

O núcleo da banda – incluindo o sempre nítido e suingante trabalho na bateria de Carrington - espalha-se em território mais abstrato em ‘Continental Cliff’ de Patricia Perez com Nicholas Payton e Kris Davis criando uma excitação avançada, e há envolvente interação ao longo de uma versão ao vivo movida a jazz gratificante de ‘Rounds’ de Marilyn Crispell. Soando astutamente, ainda que diversamente estimulante, é aquele raro exemplo de uma gravação pesada com estrelas convidadas que consegue atingir a maioria das notas altas.

Faixas

1 Wind Flower

2 Circling

3 Uplifted Heart

4 Moments

5 Continental Cliff

6 Throw It Away

7 Respected Destroyer

8 Two Hearts

9 Unchanged

10 Ima

11 Rounds (Live)

Músicos: Terri Lyne Carrington (bateria), Kris Davis (piano), Linda May Han Oh (baixo), Nicholas Payton (trompete), Matthew Stevens (guitarra).

Convidados : Ambrose Akinmusire, Melanie Charles, Ravi Coltrane, Val Jeanty, Samara Joy, Julian Lage, Michael Mayo, Elena Pinderhughes, Dianne Reeves, Negah Santos e Somi

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=bCmds8raskQ

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 ½ estrelas.

Fonte: Selwyn Harris (jazzwise)

 

Nenhum comentário: