playlist Music

sexta-feira, 23 de junho de 2023

TIGRAN HAMASYAN – STANDART (Nonesuch Records)

Muitos pianistas de jazz começam tocando músicas dos repertórios standard do pop e do jazz, antes de abordar suas próprias composições. Tigran Hamasyan foi na direção oposta. Ele tem gravado trabalhos originais e canções armênias tradicionais desde 2005. Agora, em seu 11º álbum, ele, finalmente, espalha-se tocando standards estadunidenses.

Hamasyan lidera um trio com Matt Brewer no baixo e Justin Brown na bateria, ocasionalmente ajudado pelos saxofonistas tenor Mark Turner e Joshua Redman e pelo trompetista Ambrose Akinmusire. As versões dos standards neste álbum não soam como um convencional piano jazz. Ritmos irregulares constantemente sustentam as faixas e o piano do líder flutua em poucos traços da música folk armênia de tempo em tempo. Em "I Didn't Know What Time It Was", Hamasyan martela a melodia incessantemente conforme Brown estabelece um balanço hip-hop descontraído. O trio interpreta "Softly, As In A Morning Sunrise" em constantes passagens de tempos conforme a melodia é passada entre piano e baixo. As dinâmicas para-arranca desta versão soam como um elaborado arranjo Return to Forever. Seus tratamentos para "Laura" e "De-Dah" de Elmo Hope são similares, preenchidos com deslumbrantes precipitações e dardos conforme os rodopios do piano de Hamasyan e se lança sobre firme e fervilhante ritmo, que Brewer e Brown estabelecem.

As estrelas convidadas só aparecem em cerca de metade do álbum. "All The Things You Are" é interpretada como um dueto por Hamasyan e Turner com os músicos vagando facilmente sobre o tema, Turner languidamente soprando a melodia conforme o piano tilinta em torno dele. Joshua Redman toca o trio em "Big Foot" de Charlie Parker, tocando distorcidas linhas do bebop como Parker no centro de uma repentina passagem de tempo, que vai do triturado funk ao rápido passeio 4/4 do jazz. Akinmusire aparece duas vezes. Seu dueto com Hamasyan em "I Should Care" é mais moderada e música franca no trabalho. Ele sopra uma versão tranquilamente direta da melodia conforme o pianista decora a atmosfera em torno dele. Ele reúne o trio completo em sua única composição no trabalho, "Invasion During An Operetta" conquistando e grasnando em uma mistura solta de um piano dançante e um toque de ritmo nebuloso. A peça tem um inconstante sentimento hesitante e soa como se pudesse ser um espaço para exploração do tema de algum velho filme de ficção científica.

Hamasyan pode ser um forte e excessivamente pianista ocupado, mas o contexto desta sessão nunca o deixa permanecer em estado maníaco por muito tempo. O tempo frequentemente muda e as batidas medidas da seção rítmica evitam e previne isto a tempo. O contraste entre o piano, baixo e bateria dá à música tensão atrativa e os convidados dos instrumentos de sopro adicionam mais fundamentação melódica, quando eles aparecem. Este álbum exibe como Tigran Hamasyan pode trazer interpretações novas para material familiar.

Faixas : De-Dah; I Didn't Know What Time It Was; All The Things You Are; Big Foot; When A Woman Loves A Man; Softly, As In A Morning Sunrise; I Should Care; Invasion During An Operetta; Laura.

Músicos: Tigran Hamasyan: piano; Matt Brewer: baixo; Justin Brown: bateria; Mark Turner: saxofone tenor (3); Joshua Redman: saxofone (4); Ambrose Akinmusire: trompete (7,8).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=8n-lNCCQqV4

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 ½ estrelas.

Fonte: Jerome Wilson (AllAboutJazz)

 

 

 

Nenhum comentário: