playlist Music

domingo, 4 de junho de 2023

TIM HAGANS-NDR BIG BAND - A CONVERSATION (Waiting Moon Records)

“A Conversation”, do trompetista Tim Hagans e da superlativa NDR Big Band da Alemanha, é realmente cinco conversações, que é um concerto em cinco movimentos compostos, arranjados e conduzido por Hagans, que sola nos Movements III, IV and V. Hagans e a banda são mais que estranhos na noite —ele colaborou com a NDR por duas décadas como compositor convidado, maestro, arranjador e solista. Para salientar seu propósito, Hagans agrupou os membros da banda não em seções, como é usualmente feito, mas em quatro grupos de quatro ou cinco cadeiras baseado em “propriedades sonoras e emocionais”. Metais e palhetas consistem em três dos grupos, a seção rítmica no quarto.

Embora Hagans deva ter tido suas razões teóricas para isto, na prática soa como uma estrutura padrão de orquestra com seções estabelecidas em seus locais usuais. Talvez, se isto fosse um DVD em vez de um CD, a configuração seria aparente como é, o grupo garante não mais que uma notícia entre parênteses. E não importa onde alguém esteja sentado, é a música que deveria ser examinada e avaliada. Indo direto ao assunto, Hagans compôs para um ouvido esclarecido. Esta é, na maior parte, a música em natureza exploratória, ancorada no idioma do jazz, mas geralmente carecendo de uma espécie de necessidade e espontaneidade, que são suas marcas costumeiras. Uma exceção é "Movement III", na qual os ritmos são mais vibrantes e os solos —por Hagans, pelo trompetista Stephan Meinberg, pelo altoísta Peter Bolte, pelo barítono Daniel Buch e pelo trombonista Stefan Lotterman—são encrespados e efetivos.

"Movement V" também tem seus momentos, deslizando suavemente ao lado e por trás do trompete surdinado de Hagans , antes de deslocar as engrenagens para acomodar o trombone hábil de Klaus Heidenreich. O baterista Jukkis Uotila empresta firme suporte aqui, como ele faz em cada movimento. Em um mundo perfeito, "Movement III" e "Movement V" teriam aberto “Conversation”. Pois é, “Movement I” serve como uma introdução desigual e turbulenta, amortecida pelo pianista Vyadyslav Sendecki, após o que o "Movement II" passa para um tema como uma fuga antes de unir metais e palhetas em uma forma de coral para prefaciar o baixo de Ingmar Heller e o clarinete baixo estimulante de Bruch. Hagans revisita suas raízes no jazz em "Movement III", abandonando a discordância bastante escorregadia em alguma velha escola suingante, conforme ele apresenta algo menos extenso em "Movement V". Outros ouvintes devem encontrar em “Conversation” alguma coisa consistentemente produtiva e agradável. A avaliação aqui: três estrelas de aventura e talento.

Faixas : Conversation - Parts 1-5

Músicos: Tim Hagans: trompete; Fiete Felsch: saxofone; Frank Delle: saxofone; Peter Bolte: saxofone alto; Daniel Buch: saxofone; Christof Lauer: saxofone; Ingolf Burkhardt: trompete; Clause Stotter: trompete; Stephan Meinberg: trompete; Thorsten Benkenstein: trompete; Klaus Heidenreich: trombone; Dan Gottshall: trombone; Stefan Lottermann: trombone; Ingo Lahme: trombone; Vladyslav Sendecki: piano; Ed Harris: guitarra; Ingmar Heller: baixo acústico; Marcio Doctor: percussão; Jukkis Uotila: percussão.

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: