playlist Music

terça-feira, 18 de julho de 2023

CHAD FOWLER / MATTHEW SHIPP – OLD STORIES (Mahakala Music)

Chame de destino, carma, influência astral ou apenas sorte manifesta, mas quando dois músicos instantaneamente encontram-se de pronto, a mágica ocorre. De fato, este foi caso com a reunião de saxofonista Chad Fowler e com o pianista Matthew Shipp. O residente em Nova York, Shipp, é bem conhecido por ouvintes ousados de suas gravações solo e trio, mas há sua história com David S. Ware, Roscoe Mitchell, William Parker e Ivo Perelman. O nome de Fowler deve ser novo para alguns ouvidos. Ele é um músico residente em Arkansas com história no blues e na soul music, que informa sua paixão pela improvisação free. Ele lidera o grupo Dopolarians, cada vez expandindo um supergrupo que incluiu Kidd Jordan, Alvin Fielder, William Parker, Brian Blade ao lado de regulares parceiros de Fowler, Christopher Parker e Kelley Hurt. Dopolarians lançou dois álbuns excelentes pela Mahakala Music de Fowler, “Garden Party (2019)” e “The Bond (2021)”.

Fowler e Shipp encontraram-se em Outubro de 2021 no Brooklyn para produzir estas composições imediatas. Antes da fita rolar, Shipp estava aquecido para tocar a música de Duke Ellington, pois o interesse por Johnny Hodges inflamou o som de Fowler. Isto é completamente evidente, conforme nós ouvimos fragmento de "Black And Tan Fantasy" no "Chapter VIII". Porém, esta não é imitação de Hodges. Fowler interpreta a composição com um saxello, ou um soprano curvado, nesta faixa. Nas trezes faixas nós ouvimos um stritch, o saxofone feito famoso por Rahsaan Roland Kirk. Muito parecido coma as sessões de Shipp com Perelman, há pouco para não se discutir após a fita rolar. Humor e compaixão são iniciados por cada músico, enquanto o outro acompanha, complementa, adiciona, comenta e corrobora a direção da improvisação. Onde o saxofone de Perelman tende a marchar nos registros altos, Fowler trabalha a meio caminho do comovente. Isto é atribuível aos seus estudos no budismo tibetano ou a suas raízes sulistas? Provavelmente, as alternativas informam a natureza gentil deste duo. Imediatamente, o reconhecível som de Shipp é bem emparelhado aqui, como ele facilmente desliza junto com o saxofonista ou pilota Fowler para a estratosfera.

Faixas : CD1: Chapter I; Chapter II; Chapter III; Chapter IV; Chapter V; Chapter VI; Chapter VII; CD2: Chapter VIII; Chapter IX; Chapter X; Chapter XI; Chapter XII; Chapter XIII; Chapter XIV.

Músicos: Chad Fowler: saxofone alto; Matthew Shipp: piano.

Fonte: Mark Corroto (AllAboutJazz) 

 

Nenhum comentário: