playlist Music

segunda-feira, 10 de julho de 2023

DINO GOVONI - HIDING IN PLAIN SIGHT (Whaling City Sound)

O saxofonista tenor Dino Govoni isenta a si mesmo da curiosidade do título “Hiding in Plain Sigh”t, seu terceiro álbum para a Whaling City Sound, como faz seus colegas neste álbum basicamente bop, um trabalho de quinteto essencialmente de estúdio. A qualificação "essencialmente” é necessária porque o trompetista Alex Sipiagin atua em apenas cinco das nove faixas do álbum. Nas outras, Govoni está embalado pela sua capacitada seção rítmica, formada pelo pianista Henry Hey, pelo baixista Michael Pope e pelo baterista Jeff "Tain" Watts.

Cada um dos números é uma composição inédita, quatro de Paul Nagel, duas de Hey, uma de Govoni, uma de Pope e outra de Hal Crook. É aqui onde a sessão entra em dificuldades, já que nenhuma delas eleva-se acima do nível do adequado. Nem, por outro lado, estão lá qualquer coisa que caia abaixo do padrão. Elas são simplesmente boas, tornadas melhores, às vezes, por Govoni e seus companheiros de banda, que obtém indivisível atenção de cada um deles. Os solos de Govoni estão bem, soando mais como um número de seus contemporâneos —Lew Tabackin, Jerry Bergonzi, Joe Lovano e Don Braden saltam à mente—sustentando o balanço necessário sem dizer qualquer coisa, que não foi articulado por outros. Sipiagin está basicamente no mesmo comprimento da onda, astuto o bastante para manter as coisas interessantes, mas, em algum lugar, uma reserva especial.

Os solos de Pope no baixo elétrico na balada de Nagel, "Falling Ahead", no acústico na sua própria composição,"Appels to Apples", emprestando, sem causa, para lamentar em qualquer instância. O quinteto, defensavelmente, brilha mais em "Thinkers Anonymous" de Crook, com suíngue latino, com solos afiados e enérgica manutenção do tempo por parte de Watts. O encerramento, "Edge Walker" de Govoni é outro destaque, com uma melodia charmosa, que se transforma em outra ação de alta velocidade. Govoni está esplêndido aqui, como estão Hey, Sipiagin e Watts. Um sólido final para uma sessão acima da média.

Faixas: Stories Passed; Cobalt; Falling Ahead; Thinkers Anonymous; Ask Again; Sublimate; Point Turn; Appels to Apples; Edge Walker.

Músicos: Dino Govoni: saxofone tenor; Alex Sipiagin: trompete; Henry Hey: teclados; Michael Pope: baixo acústico; Jeff "Tain" Watts: bateria.

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: