playlist Music

quarta-feira, 5 de julho de 2023

JEREMY CUNNINGHAM/DUSTIN LAURENZI/PAUL BRYAN - A BETTER GHOST (Northern Spy)

Registrar mais relações musicais de longos alcances frutíferos. O que veio a ser uma rota pandêmica de partilha de arquivos e está agora em um novo normal dentre as possibilidades de gravações colaborativas foram, pré-pandêmicas, já é um processo de trabalho conectivo para um baterista de Chicago, Jeremy Cunningham, e o saxofonista potente, mas sutil, Dustin Laurenzi e o baixista/produtor residente em Los Angeles, Paul Bryan. Laurenzi telefonaria por vezes da estrada em seus trabalhos com Bon Iver, enquanto o trabalho de estúdio com Bryan em Los Angeles o manteve em estreita proximidade com as ferramentas do comércio de gravação.  

Com suas joias poéticas e de domínio do gênero, “A Better Ghost”, o trio principal, com o convidado especial voando de vários postos avançados, transcendeu qualquer senso de distância musical e criou uma mágica jornada expressiva. A música paira em algum lugar entre as cercanias do jazz e o ambiente da música, às vezes reminiscente do memorável “Notes With Attachments”, de 2021, colaboração à esquerda do jazz entre Blake Mills e Pino Paladino.

Os instrumentos de sopro convergem numa trama sonora na abertura “Everything” e “Worlds Turn”, ao lado da fundação do baixo/bateria e a complementação surge da mistura das entonações, emanando do flexível sintetizador Swedish OP-1 e ferramenta sequenciadora. Mais interação convencional e jazz acústico e a troca de energia aparece em “Comfort Station”, enquanto que a estética acústica forja novas alianças com a eletrônica na faixa do título e “Ray Tracing”.

De certa forma, a única canção vocal do álbum, “With What We Have” é uma anomalia com uma causa, uma homenagem comovente para o falecido pai de Cunningham, Jeffrey. Neste estudo etéreo, a vocalista convidada Katie Ernst entoa uma linha lírica agridoce e quase-Céltica sobre uma pictórica transpiração sonora, acústica e eletrônica, mas algo orgânico em seus próprios termos. Este balanço delicado de qualidades e atitudes figuram no sucesso retumbante e na paisagem emocional inventiva da empresa, no seu conjunto.

Faixas: Everything; Worlds Turn; Comfort Station; A Better Ghost; New Dust; With What We Have; Ray Tracing; Bye Line. (41:55)

Músicos: Dustin Laurenzi, saxofone tenor, OP-1, eletrônica; Paul Bryan, sintetizador; Jeremy Cunningham, bateria percussão; Jay Bellerose, percussão; Katie Ernst, vocal (6); Josh Johnson, saxofone alto; Will Miller, trompete.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=BairzuZ5Tpk

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: Josef Woodard (DownBeat)

 


Nenhum comentário: