playlist Music

sábado, 29 de julho de 2023

MICHAEL BISIO / MATTHEW SHIPP – THE FLOW OF EVERYTHING (Fundacja Słuchaj)

Em sua definição de jazz, Wayne Shorter disse "Não é... obrigatório soar como jazz". É um ponto de vista para manter em mente, quando considerando o excesso de análise das atividades audaciosas dos colaboradores Michael Bisio e Matthew Shipp. Ao longo de suas frequentes parcerias, o par tem elevado o sarrafo da improvisação a um nível que sugere uma excepcional forma simbiótica de estrutura. O relativamente novo selo polonês , Fundacja Słuchaj , lança “The Flow of Everything”, o terceiro álbum em duo de Bisio e Shipp e o primeiro em seis anos.

A abertura, "Flow", é uma demonstração brilhante em mais de nove minutos da capacidade destes artistas executar o inesperado. Em paralelo ou apartados Bisio e Shipp criam um quadro vivo de tranquilo estrondo, Duke Ellington e Art Tatum, lançado em uma colagem avant-garde.  Bisio, completamente, altera o humor com a introdução em seu arco em "Bow of Everyone". Com distorção vai-e-vem, ele estabelece uma entrada suavemente melódica para Shipp, conduzindo para um caminho melancolicamente prosaico.

O meio da sessão de “The Flow of Everything” consiste de peças carregadas com peculiaridades modernas e ideias musicais curiosas. "Of Now", "Of Everything" e "Pockets" incorporam canais melódicos em águas turbulentas e "Go Flow" atua como uma canção de ninar assimétrica. A faixa título é a mais abertamente uma improvisação misteriosa no álbum, mas a conclusiva "Panel" restaura a tranquilidade antes de desenhar o fechamento.

A maestria de Shipp em polos contrastantes de densidade e fragilidade, e a fuga de pirotecnias de Bisio, devolve à improvisação free maior acessibilidade. O desafio e o prazer de ouvir “The Flow of Everything” é que qualquer um não pode estar certo de como as coisas ocorrerão entre Bisio e Shipp. Mesmo quando compartilhando uma visão unificada, há vezes que o ouvinte pode encontrar dificuldade para decifrar a linguagem furtiva do duo. Isto é tanto melhor conforme esta música extática beneficia-se da indefinição da linha entre performance pensada e espontânea. Livrando o ouvinte do poder da relevância. “The Flow of Everything” é um álbum absorvente, animado, excitante e completamente diferente.

Faixas : Flow; Bow For Everyone; Everything; Of Now; Of Everything; Go-Flow; Flow Of Everything; Pockets; Panel.

Músicos : Michael Bisio: baixo acústico; Matthew Shipp: piano.

Fonte : Karl Ackermann (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: