playlist Music

segunda-feira, 3 de julho de 2023

MYRA MELFORD´S FIRE AND WATER QUINTET – FOR THE LOVE OF FIRE AND WATER (Rogue Art)

Enquanto, a agora infame citação "escrever sobre música é como bailar sobre arquitetura " deve servir como desaprovação ao jazz, compor música sobre pintura é atualmente realizável. Prova disto é “For the Love of Fire and Water” da pianista Myra Melford e seu quinteto, que apresenta uma performance de música inspirada no pintor estadunidense Cy Twombly (1928-2011) sobre as gravuras Bay of Gaeta para "For the Love of Fire and Water".

Melford tomou a inspiração de artistas visuais do passado, especificamente em sua gravação solo “Life Carries Me This Way (Firehouse 12 Records, 2013) ”, onde ela compôs música embasada em uma série de peças do pintor Don Reich. Frequente poetas—Rumi especialmente—tem sido sua inspiração. Aqui, é mesmo fácil para um compositor para dança pressentir o trabalho de Twombly na música. Seu rabisco legível e ilegível pode ser ouvido ao longo das dez composições. "I" inicia com Melford dançando pictoricamente com ataques caligráficos, que consequentemente convida primeiro o cello de Tomeka Reid ao gambol, então a baterista Susie Ibarra, seguida pela saxofonista Ingrid Laubrock, e finalmente a guitarrista Mary Halvorson. Parte composta e por outro lado livre, Melford escolhe possibilitar energia para fluir irrestritamente e de novo a música mantém uma espécie de minimalismo ao longo do trabalho.

"I" flui diretamente para "II" com o quinteto focando na pulsação, antes de "III" explorar um delicado eco reverberante. Como uma pintura de Twombly "VI" pode deixar a maioria do painel em branco, como os músicos optam por pequeníssimos gestos tranquilos de criação de sons. Em outra parte, o piano e a bateria contêm o início de "VII" em uma marcha disciplinada conforme a banda entra no passo. As palmas que introduzem "VIII" estimula a coesão da unidade de instrumentistas para navegar na visão de Melford. Deve ser um cliché chamar esta música pictórica, mas o uso de cores por Melford, texturas e ataques é esteticamente prazerosa.

Faixas: I; II; III; IV; V; VI; VII; VIII; IX; X.

Músicos: Myra Melford: piano, melodica; Mary Halvorson: guitarra; Ingrid Laubrock: saxofone; Tomeka Reid: cello; Susie Ibarra: percussão.

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: Mark Corroto (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: