playlist Music

terça-feira, 15 de agosto de 2023

STÉPHANE SPIRA & GIOVANNI MIRABASSI - IMPROKOFIEV

Apresentado a Prokofiev,em 2005,por um apresentador turco de um programa de jazz em uma estação de rádio, Stephane Spira ficou fascinado pelas densas e ricas harmonias do compositor russo. "Tão logo eu ouvi o Concerto de Violino" disse Spira, "Eu fiquei impressionado com a melodia, o lirismo e as complexas harmonias, que é uma combinação que eu, particularmente, me sinto atraído. Eu amo a melodia que você pode cantar, mas que é suportada pela harmonia, que não é óbvia, mas soa totalmente natural. Eu, imediatamente, a escuto como um veículo para uma banda de jazz ".

Desde sua primeira gravação com ele em 2009, Spira reuniu-se com o italiano, residente em Paris, o pianista Giovanni Mirabassi, com quem ele fez um álbum anterior. O estilo Mirabassi é conhecido por lembrar instrumentistas como Bill Evans e Enrico Pieranunzi , incorporando essências da música clássica europeia em sua performance jazzística. Outros músicos que formam o quarteto, Steve Wood é um amigo antigo de Spira, que primeiro tocou com ele em Nova York. O baterista Donald Kontomanou é uma adição mais recente ao grupo, cuja mãe é uma cantora de jazz francês, Elisabeth Kontomanou.

“Improkofiev” apresenta duas composições inéditas de Spira , uma das quais inicia o álbum. "Lawns" de Carla Bley é também uma adição valorosa, seu deslumbrante estilo de acordes, que domina a estrutura da faixa, contribui com a excitação que este álbum oferece. "Gymnopedie No. 1", composta por Erik Satie, exibe outra vez o perfeito trabalho de Spira e Mirabassi, que dá uma combinação dos seus amores musicais.

Faixas: Ocean Dance; Lawns; After Rain; Gymnopedie No. 1; Improkofiev Suite (Improkofiev / New York Dream / No Strings Attached).

Personnel: Stephane Spira: saxofone; Giovanni Mirabassi: piano; Steve Wood: saxofone tenor; Yoann Loustalot: flugelhorn; Donald Kontomanou: bateria.

Fonte: Thomas Fletcher (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: