playlist Music

terça-feira, 4 de julho de 2023

SYLVIE COURVISIER / MARY HALVORSON – SEARCHING FOR THE DISAPPEARED HOUR (Pyroclastic Records)

Aqui a pianista Sylvie Courvoisier e a guitarrista Mary Halvorson reúnem-se para o segundo tempo da gravação em um trabalho com forma indeterminada, a música em constante mudança, que combina suas duas distintas abordagens dentro de algo singular.

Os sons individuais dos músicos são muito complementares como o dedilhar das cordas e as precipitações de Halvorson entrelaçam-se firmemente com as precisas notas de Courvoisier. Juntos elas exibem uma vivacidade não frequentemente ouvida nos trabalhos individuais delas. O toque delas tem um uma superfície sonhadora e desorientada como um coquetel de música de outra dimensão e frequentemente incorpora trechos de temas familiares. O dedilhar de Halvorson preenche os espaços da execução ascendente formal de Courvoisier em "Golden Proportions" em uma engrenagem de sons que encerra referenciando "Moonlight Sonata" de Beethoven. Em "Lulu's Second Theorem" uma figura excêntrica no piano entrecruza com notas vítreas na guitarra antes que a música reduza a velocidade em sons quietos e desolados, que poderiam vir de uma trilha sonora de algum filme de ficção científica dos anos  1950.

"Moonbow" dá uma volta em um exotismo tropical conforme a guitarra lentamente se desdobra em ondas e o piano responde com fragmentos gélidos de som. O resultado soa como uma versão tonta de "Canadian Sunset" de Eddie Heywood antes de explodir em uma rajada gritante de barulho eletrônico. "Torrential" é uma mistura sombria de som metálico taciturno da guitarra e melodia agourenta ao piano, que funciona em uma alusão a "The Third Man Theme". A faixa título do álbum é, como em sonho, música emocionante cheia de ecos, repetições e efeitos distorcidos da guitarra. "Faceless Smears" combina oscilantes deslizamentos da guitarra e notas inquietantes ao piano dentro de um tema excêntrico de uma balada Mediterrânea, que desvenda uma agitação irregular, enquanto "Gates & Passes" injeta uma paisagem sonora similarmente agourenta com um sentimento de ternura.

Esta gravação é um misto de humores melancólicos e quietude inquietante cravejados com fragmentos granulados de barulho e drama. Courvoisier e Halvorson têm uma química que traz algo novo delas. Os sons que elas apresentam são familiares e estranhos ao mesmo tempo. Isto é totalmente envolvente em seu próprio modo distorcido, uma bela sessão de música.

Faixas : Golden Proportion; Lulu's Second Theorem; Faceless Smears; Four-Point Play; Moonbow; Torrential; Mind Out of Time; Party Dress; Bent Yellow; The Disappearing Hour; Gates & Passes; Blizzard Rings.

Fonte: Jerome Wilson (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: