playlist Music

sábado, 8 de julho de 2023

TYLER MITCHELL - SUN RA'S JOURNEY FEATURING MARSHALL ALLEN (Cellar Music Group)

“Sun Ra's Journey” do Tyler Mitchell Octet sinaliza aos ouvintes o início da sua própria dança feliz de alegria. Gravado ao vivo no Smalls Jazz Club em Agosto de 2021, a música é uma animação que percorre seis familiares composições de Sun Ra, mais uma plenitude de surpresas.

Tyler Mitchell é um ex-participante da orquestra de Ra que pode ser ouvido em gravações da Black Saint como “Hours After (1989)” e “Reflections In Blue (1987)”, “Live In Kalisz 1986 (Lanquidity Records, 2019)” e a sessão de estúdio em 1986, “Prophet (Modern Harmonic, 2022)”. Ele foi também um membro da Arthur Taylor's Wailers nos anos 1990. Após um hiato na cena estadunidense, ele retornou como membro do Spike Wilner Trio e reconectou com a Sun Ra's Arkestra, agora sob a direção de Marshall Allen. Mitchell pode ser ouvido em “Live At Babylon (In+Out, 2015)” e “Swirling (Art Yard/Strut, 2020)”.

Esta sessão foi parte do Smalls LIVE Living Masters Series e homenageou Mitchell e o maestro Marshall Allen de 97 anos. Os dois lançaram, previamente, o excelente “Dancing Shadows (Mahakala Music, 2021)” com o saxofonista tenor Chris Hemingway, a saxofonista alto Nicoletta Manzini, o baterista Wayne Smith e o percussionista Elson Nascimento. Aqui, eles incrementam o sexteto com o trompetista Giveton Gelin, um segundo percussionista Ron Mcbee e o pianista Farid Barron.

A música de Ra é familiar e apresentada com toda a exaltação amorosa que merece. Do suingue dissimulado de "Velvet" para carregar a paixão de "Dancing Shadows" e o transcendental misticismo de "Love In Outer Space" observa-se que o octeto está no local, com Marshall Allen adicionando seu automático saxofone alto feérico e instrumento cósmico eletrônico de válvula (EVI) para o caso. Em outra parte, o octeto apresenta uma tomada com sotaque e inspiração de Ra em Thelonious Monk com sua versão de "Skippy". "La Dolce Vita" desliza como uma balada inebriante e charmosa e a composição de Mitchell, "Bouncing at Smalls", inicia representado, antes do baixista assumir um solo breve e costura o octeto inteiro de volta em uma peça. Ao lado dos mais velhos, a atração aqui são as estrelas em ascensão do saxofone, Nicoletta Manzini e Chris Hemingway. Podemos ter outra dança, por favor?

Faixas: Care Free; Velvet; Free Ballad; Dancing Shadows; Eddie Harris; Discipline 27; Bouncing At Smalls; Skippy; New Dawn; Cosmic Hop; Love In Outer Space; Fate In A Pleasant Mood.

Músicos: Tyler Mitchell: baixo; Marshall Allen: saxofone alto; Chris Hemingway: saxofone alto; Nicoletta Manzini: saxofone alto; Giveton Gelin: trompete; Farid Barron: piano; Wayne Smith: bateria; Ron Mcbee: percussão; Elson Nascimento: percussão.

Fonte: Mark Corroto (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: