playlist Music

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

ARTIFACTS – TOMEKA REID, NICOLE MITCHELL, MIKE REED …AND THEN THERE’S THIS (Astral Spirits)

Artifacts: Tomeka Reid, Nicole Mitchell, Mike Reed: …and then there’s this lembra a Association for the Advancement of Creative Musicians ou AACM de Chicago, formada em 1965, que adotou a máxima "ancestral para o futuro". O futuro do qual eles falam, nas mãos da próxima geração ouvida aqui, é realmente seguro. O trio Artifacts compreende os premiados sucessores da AACM, a cellista Tomeka Reid, a flautista Nicole Mitchell e o baterista Mike Reed. ...e então há este segundo lançamento do trio e segue a autointitulada estreia pela 482 Music em 2015. Onde este lançamento apresentou todas as interpretações das composições dos mestres da AACM, aqui seis das nove faixas são inéditas e três são retornos às músicas dos seus predecessores da AACM.

Se nós estivéssemos limitados a uma palavra para descrever o trabalho, seria “balanço”. O trio estabelece seus pontos de vista na motivação da recompensa tão bem quanto à mente. Crédito ao toque da bateria de Reed que pode ser ouvido em seu grupo Mike Reed's People, Places & Things e em colaborações com Roscoe Mitchell, Rob Mazurek e Jason Adasiewicz. Ele tem a habilidade para guiar uma composição tal como "In Response To" de Reid com gestos compactos, que florescem em cada faixa dentro de um grande manifesto. Este balanço fundamenta a música composta e mesmo a improvisada, "A.F." (para o baterista Alvin Fielder), que poderia facilmente ser identificada com um interlúdio de Sun Ra. Mitchell inicia com um som de flauta digerível, as notas dedilhadas de Reid e o 'ting-ting' da percussão incrementando a marcha. O cello de Reid, frequentemente, soa como aquele do baixista Oscar Pettiford, que trocou o seu baixo por um cello. Ela estabelece um mais expressivo fundo em "Blessed" e "Reflectionst, então se baseia no etéreo, utilizando o arco no cello em "Reflections". A interpretação de "Soprano Song" de Muhal Richard inicia com uma abordagem mecanizada como Raymond Scott, então bica um balanço funkeado. Eles nos dão um glorioso e reflexivo "J.J." (para Joseph Jarman) e uma tomada de reggae em "No Side Effects" de Roscoe Mitchell. Esta é música para ouvidos, que também balança atrás.

Faixas: Pleasure Palace; A.F.; Blessed; In Response To; Reflections; Song For Helena; Soprano Song; J.J.; No Side Effects.

Músicos: Tomeka Reid: cello; Nicole Mitchell: flauta; Mike Reed: bateria.

Fonte: Mark Corroto (AllAboutJazz) 

Nenhum comentário: