playlist Music

domingo, 13 de agosto de 2023

DAVID FRIESEN & BOB RAVENSCROFT – PASSAGE

Após décadas de gravações em formatos de grupos pequenos, o baixista David Friesen ofereceu “Testimony (Origin Records) ” em 2020, uma excursão que o encontra acompanhado pelo seu quarteto e a National Academic Symphonic Band da Ucrânia em sua melhor e mais ambiciosa gravação. Ele o seguiu em 2021, voltando—por ele— ao território familiar da arte do duo, recrutando o pianista Bob Ravenscroft na criação de “Passages”.

O duo apresenta vinte e cinco vinhetas musicais, breves partes da bela ambiência com seguimento de tempos de execução apenas a partir da proximidade dos cinco minutos. Estes são depoimentos concisos, uma permissão para possibilitar um momento improvisador tomar a música de onde ela irá. Há a flutuante introspecção de "In The Place Of Calling", a bela delicadeza de "Obedience", a clareza afiada do foco em "Awareness" e a força viva inquieta de "Forward".

Friesen e Ravenscroft tocaram juntos por mais de trinta anos. A harmonia, no momento, entre eles é óbvia, e parece tranquila e natural. Em "Journey", Friesen desliza em um modo percussivo em seu baixo Hemage—um instrumento com um som inconfundível, mais nítido que um instrumento acústico, mais caloroso e mais orgânico que a guitarra-baixo elétrico padrão —enquanto Ravenscroft, tocando seu piano homônimo em seu próprio desenho, apresenta uma clareza de entonação e pureza de articulação para ir ao lado da riqueza sonora mais básica.

Uma apresentação de 25 indivíduos para uma cornucópia de ideias musicais a partir de mentes de dois artistas maduros e dedicados conforme eles expõem uma trajetória de suas espontaneidades sonoras.

Faixas: In the Place of Calling; Acceptance; Yielding; Obedience; Transition; Belief; Understanding; Challenged; Victory; Direction; Thankfulness; Temptation/Overcoming; Forward; Voyage; Awareness; Struggle; Stillness; Family; Looking Past; Journey; Faith; Commitment; Perseverance; Resolution; Prayer.

Músicos: David Friesen: baixo; Bob Ravenscroft: piano.

Fonte: Dan McClenaghan (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: