playlist Music

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

GOLDINGS/ BERNSTEIN / STEWART - PERPETUAL PENDULUM (SMOKE SESSIONS)

 Após mais de 30 anos e uma dúzia de álbuns juntos, tocando com muita confiança e coesão, é estritamente a segunda natureza para o organista Larry Goldings, o guitarrista Peter Bernstein e o baterista Bill Stewart. A capacidade de comunicação deles está agora tão bem afinada, que estão perpetuamente em sincronia, se enfrentando algo intricado (“United” de Wayne Shorter), suingando suavemente e polidamente na velha moda em um standard (“Come Rain Or Come Shine”) ou explorando um terreno mais amplo (“In A Silent Way de Stewart”, inspirada em “FU Donald”, sua cáustica saudação ao ex-presidente).

 “Let’s Get Lots” de Goldings (com alusões à frequentemente interpretada “Let’s Get Lost” de Frank Loesser-Jimmy McHugh) tem o organista estabelecendo um exuberante espírito, enquanto, também, injeta um toque de humor divertido. A pulsação suingante de Stewart inflama “Little Green Men” de Bernstein, que apareceu no lançamento do trio de 1992, “Light Blue” (como The Larry Goldings Trio), enquanto seu extenso solo de bateria é incomumente furioso e melódico. Uma maravilha polirrítmica, na qual Stewart nunca deixa de nos surpreender.

Bernstein, que possui uma das mais puras entonações na guitarra no jazz atualmente, carrega a melodia da bela balada de Duke Ellington, “Reflections In D”, e a introdução com um solo de guitarra na maravilhosa “Django” de John Lewis com delicadeza refinada e fineza magistral. No entanto, ele é muito capaz de queimar uma raia (“Libra” de Gary Bartz) ou lidar com inflexões blueseiras (“Prelude 2” de George Gershwin). Individualmente, estes três músicos estão no topo de seus respectivos campos. Juntos, eles tornaram-se porta-estandartes para a tradição do B-3.

Faixas: United; Let’s Get Lots; Libra; Prelude; FU Donald; Come Rain Or Come Shine; Little Green Men; Reflections In D; Perpetual Pendulum; Lurkers; Django. (64:50)

Músicos: Larry Goldings, órgão; Peter Bernstein, guitarra; Bill Stewart, bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=JREgVGuxPDo

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: Bill Milkowski (DownBeat) 

 

 

Nenhum comentário: