playlist Music

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

JOHN MAYALL – THE SUN IS SHINING DOWN (Forty Below Records)

Meio século já passou desde que John Mayall veio a ser uma figura icônica no início do rock britânico, que emergiu do blues. Ele veio a ser um nome familiar com sua banda Blues Breakers, apresentando artistas como Eric Clapton, Peter Green, Mick Taylor, Harvey Mandell, Rick Vito, Coco Montoya, Walter Trout, Rocky Athas e agora Carolyn Wonderland, e estes foram alguns dos seus guitarristas. Nascido em 1933, ele não excursiona mais, porém ele ainda compõe, atua e atualiza sua fantástica música.

Sua banda, aqui, está com sua grande linha base formada por Greg Rzab no baixo e Jay Davenport na bateria ao lado da guitarrista texana Carolyn Wonderland no ritmo e na liderança. Mayall está no vocal, harpa e todos os teclados. Artistas convidados Mike Campbell (Tom Petty e The Heartbreakers), o roqueiro raiz Marcus King, Buddy Miller (um ícone da música tradicional estadunidense), Scarlett Rivera da Rolling Thunder Revue de Dylan, o guitarrista de Chicago Melvin Taylor e Jake Shimabukuro (ukulele havaiano).  Outros convidados são Ron Dziubla no sax, Mark Pender no trompete, Richard A. Rosenberg no trombone e Eric Corne e Billy Watts adicionando guitarra rítmica no total de três faixas. Gravado no Robby Krieger’s Horse Latitude Studio este é seu quinto álbum em estúdio pela Forty Below Records, uma parceira desde 2014.

A guitarra penetrante de Melvin Taylor e uma grande produção iniciam o álbum em “Hungry and Ready”. Instrumentos de sopro estrondam e a banda move a coisas espertamente conforme Mayall canta como um jovem.  Taylor sobressai e Mayall ainda pode fazer sua harpa soar grande. Marcus King convidado em “Can’t Take No More” geme em sua guitarra em uma peça animada. A banda está firme no apoio e faz outro grande trabalho conforme Mayall, outra vez, segura o vocal.

“As Good As Gone” traz uma tomada de Mayall na qual ele canta sobre o momento em que deixou sua mulher. Aqui nós voltamos a ouvir algo do bom Buddy Miller em sua guitarra, colocando alguma profundidade e pesadas lambidelas nas cordas. Scarlet Rivera aparece na faixa original “Got To Find A Better Way”. Seu violino está sublime neste número jazzístico e escorregadio, que é completamente suave. Mike Campbell honra a reinterpretação de Bernard Allison para “Chills and Thrills”. As coisas são funkeadas e roqueiras, aqui, e seu passeio é animado através da música. O trabalho do órgão e da guitarra são realmente ótimos.

“One Special Lady” inicia a segunda metade do álbum e Jake Shimabukuro junta-se ao combate e troca seu ukelele por uma guitarra elétrica neste vigoroso trabalho com mais vocal grandioso, guitarra e órgão. “Quitter Never Wins” de Tinsley Ellis é executada com uma fina interpretação com uma harpa suave de Mayall para apreciação. Mayall dá tudo de si ao vocal e faz outro trabalho excelente. A composição de Mayall, “Deep Blue Sea”, é a próxima e Rivera retorna com mais um super violino para se juntar ao trabalho. Um número em tempo médio que inicia com ela ao violino e então John vem, espertamente, para frente da banda e oferece um interessante solo de piano, também. Melvin Taylor retorna com sua guitarra fantástica em “Driving Wheel” de Roosevelt Sykes conforme Mayall e companhia nos dão um bom blues de Chicago para saborear. Taylor está expressivo enquanto ele corre para cima e para baixo no braço da guitarra. Carolyn Wonderland finalmente gasta seu tempo para alguns solos em “The Sun Is Shining Down”. Ela realmente acerta nisto, no final e na faixa título do álbum. Como no último “Blues Breaker” de Mayall e no excepcional solo do artista, “Wonderland”, é bastante o trunfo para a música e o álbum. Mayall apresenta outra performance bem feita ao final desta peça inédita.

Mayall fará 89 anos este ano e é surpreendente o que ele ainda está no auge musical. Metade das músicas são inéditas e todas elas são excelentes. Surpreende-me que Mayall ainda traz o trovejar para sua música, apresentando outro álbum fino para seus fãs e o mundo para desfrutar.  Ele mantém a entrega exemplar dos álbuns para nós que necessitamos deles para adicionar às nossas coleções. Bom trabalho!

Faixas

1 Hungry and Ready (John Mayall) 05:00              

2 Can't Take No More (John Mayall) 03:45           

3 I'm as Good as Gone (Bobby Rush) 04:23                         

4 Got to Find a Better Way (John Mayall) 05:00 

5 Chills and Thrills (Bernard Allison) 05:20           

6 One Special Lady (John Mayall) 04:17 

7 A Quitter Never Wins (Tinsley Ellis / Margaret Sampson) 04:33

8 Deep Blue Sea (John Mayall) 04:25

9 Driving Wheel (Roosevelt Sykes) 03:41             

10 The Sun Is Shining Down (John Mayall) 05:19

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=KRWO1vBrdXI

Fonte: Blues Blast Magazine



 

Nenhum comentário: