playlist Music

sábado, 26 de agosto de 2023

MALCOLM STRACHAN - POINT OF NO RETURN (Haggis Records)

Algo excitante parece estar acontecendo com os músicos escoceses de jazz—artistas tais como Fergus McCreadie, Matt Carmichael e Georgia Cecile estão ganhando prêmios e aclamação internacional. Faz companhia a eles, agora, o trompetista Malcolm Strachan, com seu segundo álbum de material inédito, “Point Of No Return”. Um ex-membro do Haggis Horns, ele tem sido altamente demandado como músico de sessão e tocado com artistas como Amy Winehouse, Jamiroquai e Lou Donaldson.

O primeiro álbum de Strachan, “About Time (Haggis Records)”, foi um sucesso boca a boca e o novo álbum assume a mesma mistura de temas cinematográficos, baladas e batidas de samba e busca produzir um trabalho de clássicos do jazz acústico com sentimento de tradição, que deve levar você aos anos 1960 e aos dias do hard bop.

A faixa de abertura, "Nossa Dança", imediatamente aponta o caminho à frente, uma poderosa seção rítmica de baixo, bateria, percussão e piano sustentando o firme ataque de instrumentos de sopro misturados do sax tenor, trombone e trompete. É óbvio o tempo imaculado deles e a interação destes músicos, que tocaram juntos por um longo tempo (o percussionista Sam Bell sendo o único recém-chegado). "The Wanderer" apresenta um vocal sem palavras do convidado Jo Harrop, eles são perfeitamente julgados por adicionar o sentimento clássico. Cordas nas três faixas são também usadas para um excelente efeito para aumentar em vez de dominar. Isto é certamente exibido no destaque do álbum "Elaine", soando como uma canção tema, que você esperaria ouvir como o herói tendo resolvido o caso e salvo a garota, apaga um cigarro e vagueia pela rua, noite adentro.

"Cut To The Chase" é tão excitante, contagiante e alegre quanto pode ser. Agita o balanço e não desiste. Como na maioria das faixas, Strachan, cujo estilo deve muito a Freddie Hubbard, compartilha os solos bem uniformemente. Atholl Ransome no sax tenor sax e Danny Barley no trombone oferecem excelente suporte com solos inventivos e George Cooper no piano está impressionante e cria interessante textura em qualquer momento, enquanto ele toca.

O álbum foi lançado no Ronnie Scott's Jazz Club, em Londres em fevereiro de 2023, obtendo aplausos de pé. O aspecto mais atraente do álbum? A alta qualidade das composições. Todas as faixas são melódicas e tentar escolher a mais estonteante é duro. E se ele é curto, tendo apenas 42 minutos, apenas pressione "Play" outra vez e desfrute. Deve haver outro músico escocês juntando-se à lista de premiados ao final do ano. Altamente recomendado.

Faixas: Nossa Dança; Soul Trip; The Wanderer; The Last Goodbye; Elaine; Cut to the Chase; Maybe Next Time.

Músicos: Malcolm Strachan: trompete; Atholl Ransome: saxofone tenor; George Cooper: piano; Jo Harrop: vocal; Sam Bell: percussão; Danny Barley: trombone; Courtny Tomas: baixo; Erroll Rollins: bateria.

Fonte: Neil Duggan (AllAboutJazz
 

Nenhum comentário: