playlist Music

terça-feira, 22 de agosto de 2023

TANIKA CHARLES – PAPILLON DE NUIT: THE NIGHT BUTTERFLY

“Eu sempre pensei que fosse um inseto estranho. Uma em vez em Paris, um amigo bateu em um e eu perguntei: ‘Isto era uma mariposa?’. Ele falou: ‘Não, isto é uma borboleta noturna’. Pensei: foi a mais bela descrição para esta criatura de outra forma negligenciada. Quando eu posteriormente aprendi o simbolismo associado a ele, eu sinto que ele realmente falou para minha situação e também o que todos nós passamos.

Outro álbum de confinamento. Este é o tempo da residente em Toronto, Tanika Charles. É o seu terceiro álbum e foi apenas lançado no selo Record Kicks de Milão (obrigado Francesca). Aparece bem a tempo para o início da primavera com sua cordialidade, vulnerabilidade e sinceridade. Eu realmente gosto da velha escolha do soul encontra o som atual do R&B em “Hold Me (Like A Grudge)”, uma canção que se sente bem e chora, e que clama por mais. A voz de Tanika é sólida ao longo do trabalho. Simpática, forte e realmente escorrendo beleza e conforto em todas as faixas.

Há um maravilhoso tratamento neo-soul em “Frustrated”, que vem com belo arranjo para coro. Nós também pegamos uma suave, uma agridoce Tanika em “Don’t Be So Entitled”, que me lembra as melhores baladas soul e humores mais tranquilos do início de Ruby Turner. Em geral, é muito cru, acústico, um álbum com som direto com sólido números soul como “Rent Free” ou a abertura “Million Ways”. Há quase um sentimento Motown em algumas das canções e sua gravação da bateria, com um tempo médio ondulado em “Gin And Wine”. Realmente explora a teclas humoradas à la Jill Scott na faixa título.

Para a pista de dança e para os fãs do rap, sigam “Different Morning” onde Tanika soa estranhamente fora de foco e parte do rap não é para mim. Eu prefiro ficar com a beleza e a melancolia de “Love Don’t Mean A Thing”. Maravilhoso coro outra vez no que também adiciona algum metal aos procedimentos. Então está de volta aos 60s soando como um soul cru para o último par de faixas, incluindo um clássico dueto com Khari Wendell McClelland. Grande vantagem: o álbum foi lançado no vinil!

Faixas

Lado 1

1."Million Ways" (3:40)

2."Hold Me (Like A Grudge)" (3:18)

3."Frustrated" (3:19)

4."Don't Be So Entitled" (3:27)

5."Rent Free" (2:18)

6."Gin & Wine" (2:30)

Lado 2

1."Papillon De Nuit" (3:01)

2."Different Morning" (feat DijahSB) (5:01)

3."Love Don't Mean A Thing" (4:15)

4."Paintbrush & A Palette" (3:22)

5."Honey Baby" (feat Khari McClelland) (2:52)

 Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: Matthias Kirsch (GinaLovesJazz)

 

Nenhum comentário: